Acessibilidade / Reportar erro

Experiência de profissionais e residentes atuantes no centro obstétrico acerca da utilização do plano de parto

Experiencia de profesionales y residentes que trabajan en el centro obstétrico sobre el uso del plan de parto

Resumo

Objetivo

conhecer a experiência de profissionais e residentes atuantes no centro obstétrico acerca da utilização do plano de parto.

Método

pesquisa qualitativa, desenvolvida com sete profissionais e cinco residentes atuantes em um centro obstétrico de um hospital de ensino localizado no sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário semiestruturado, no período de novembro a dezembro de 2020. Os dados obtidos foram submetidos à análise temática de conteúdo.

Resultados

a carência de conhecimento ou de atualização surgiu como um dos motivos para a não utilização do plano de parto, além do dimensionamento inadequado para atender às demandas do serviço. Entre as possibilidades para a utilização do plano de parto, têm-se a elaboração durante as consultas de pré-natal e a atuação de uma equipe multiprofissional.

Conclusão e Implicações para a Prática

a busca pelo conhecimento é a chave principal para aumentar a viabilização e, consequentemente, a utilização desse documento durante o pré-natal e trabalho de parto. O conhecimento acerca da utilização do plano e parto promove condições para o exercício da autonomia e protagonismo da mulher durante o trabalho de parto, parto e nascimento.

Palavras-chave:
Gravidez; Parto; Saúde da Mulher; Tomada de Decisões; Trabalho de Parto

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com