Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação de validade de um sistema computacional na identificação de estudos duplicados

Evaluación de la validez de un sistema computacional en la identificación de estudios duplicados

Resumo

Objetivo

Avaliar o desempenho do sistema web “Apoio à Revisão Sistemática” quanto à identificação de referências bibliográficas duplicadas, em comparação a outros programas.

Métodos

Trata-se de uma pesquisa metodológica que avalia o processo automático de identificação de duplicatas do sistema “Apoio à Revisão Sistemática” (versão 1.0), em comparação ao EndNote X9® e Rayyan® , considerando checagem manual como referência. Foi utilizado um conjunto de estudos relacionados a três temas sobre fibrose cística recuperados das bases de dados Pubmed, Embase e Web of Science. Para avaliação de desempenho, utilizaram-se a sensibilidade, especificidade, acurácia e área sob a curva ROC para cada software, em comparação à referência.

Resultados

As buscas nas bases de dados resultaram em 1332 estudos, sendo 273 (20,5%) verdadeiros duplicados. Em comparação aos dados de referência, o programa “Apoio à Revisão Sistemática” identificou maior proporção de duplicatas verdadeiras do que os demais. Os valores de sensibilidade, especificidade e acurácia do sistema “Apoio à Revisão Sistemática” apresentaram-se acima de 98%.

Conclusão e implicações para a prática

O sistema “Apoio à Revisão Sistemática” possui alta sensibilidade, especificidade e acurácia para identificação de estudos duplicados, otimizando o tempo e o trabalho dos revisores da área da saúde.

Palavras-chave:
Acurácia dos Dados; Bases de Dados Bibliográficos; Revisão Sistemática; Sensibilidade e Especificidade; Software

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com