Open-access Educação ambiental nas práticas de integração ensino-serviço-comunidade: aplicação de tecnologias educacionais na sala de espera

Educación ambiental en prácticas de integración enseñanza-servicio-comunidad: aplicación de tecnologías educativas en la sala de espera

Resumo

Objetivo  analisar as potencialidades da sala de espera na Atenção Primária à Saúde para educação ambiental nas práticas de integração ensino-serviço-comunidade por meio de tecnologias educacionais.

Método  estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa e de base documental. A coleta de dados ocorreu em dezembro de 2023, em uma instituição de ensino superior federal da região Norte do Brasil, incluindo os registros de atividade curricular obrigatória e o relatório final de monitoria, que foram submetidos à análise de conteúdo, a fim de identificar os documentos pertinentes à codificação dos quais emergiram três categorias.

Resultados  os dados apontaram como potencialidades: compartilhamento de informações entre usuários, profissionais e estudantes; aprimoramento de habilidades cognitivas; e promoção da saúde e sensibilização dos usuários sobre questões ambientais. O programa ofertado para qualificação do ensino, no sentido de formação para o Sistema Único de Saúde, mostrou-se uma ferramenta de impulso à educação interprofissional.

Conclusões e implicações para a prática  o estudo pode contribuir para a identificação de potencialidades da sala de espera no ensino e na aprendizagem sobre educação ambiental. Viabiliza estratégias de formação em saúde na perspectiva da educação, da saúde e do meio ambiente.

Palavras-chave:  Atenção Primária à Saúde; Educação em Saúde Ambiental; Enfermagem; Sistema Único de Saúde; Tecnologia educacional

location_on
Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro