Acessibilidade / Reportar erro

Maternidade da cidade de Natal do Rio Grande do Norte como hospital militar entre 1941-1950: estudo qualitativo

Maternidad de la ciudad de Natal en Rio Grande do Norte como hospital militar entre 1941-1950: estudio cualitativo

Resumo

Objetivo

analisar as circunstâncias nas quais a Maternidade de Natal funcionou como hospital militar (1941-1950).

Método

estudo qualitativo, histórico-social, elaborado a partir de fontes documentais e bibliográficas. Os dados foram organizados e analisados conforme a análise temática de conteúdo.

Resultados

o funcionamento da Maternidade de Natal requereu empenho, articulações e estratégias da Sociedade de Assistência Hospitalar quanto às dificuldades financeiras, cessão do prédio ao Ministério da Guerra, durante II Guerra Mundial, e por fim, a devolução e sua inauguração. Esse contexto transformou o cotidiano de Natal e, assim, o hospital militar cooperou com o curso de enfermeiras do hospital militar, criação da Cruz Vermelha – filial Rio Grande do Norte –, curso de voluntários para rapazes, estágio para médicos oficiais da Reserva do Exército e criação do centro de estudos.

Conclusão e implicações para a prática

o estudo contribui para a compreensão da assistência à mulher e da história do Rio Grande do Norte. Da idealização da Maternidade de Natal à atualidade, foi possível constatar a evolução do seu perfil, inicialmente assistencial, e hoje é centro de referência à saúde da mulher e da criança, do ensino e na formação profissional em saúde.

Palavras-chave:
Enfermagem; História; Hospitais; Militares; II Guerra Mundial

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com