Acessibilidade / Reportar erro

Formação de enfermeiros durante a pandemia de COVID-19 no extremo sul do Brasil: estudo transversal

Formación de enfermeras durante la pandemia de COVID-19 en el extremo sur de Brasil: estudio transversal

RESUMO

Objetivos

identificar as estratégias adotadas para a continuidade da formação de enfermeiros durante a pandemia de COVID-19.

Métodos

estudo transversal, realizado com coordenadores de curso de graduação em Enfermagem do Rio Grande do Sul, Brasil, e coleta de dados on-line, entre novembro de 2020 e março de 2021.

Resultados

participaram 48 coordenadores; as Instituições de Ensino Superior adotaram o Ensino Remoto Emergencial no tempo médio de 26,9 dias após a determinação do distanciamento social e a mediana 45 dias em relação aos Estágios Obrigatórios, sendo que em 2020/1 81,3% das instituições mantiveram alunos nesta atividade e em 2020/2 o número passou para 85,4%. A supervisão direta, nos estágios, foi realizada em 50% das instituições. Como auxílio aos estudantes, destacaram-se o acesso a plataformas e biblioteca digital, e acesso assíncrono ao conteúdo.

Conclusão e implicações para a prática

as estratégias para a continuidade do ensino incluíram a adoção de estratégia on-line, a retomada de estágios curriculares, a redução do número de alunos por grupo nas aulas práticas e a disponibilização de auxílio aos estudantes. O presente estudo identificou iniciativas que garantiram o ensino de Enfermagem no contexto pandêmico; há necessidade de novas investigações que avaliem o impacto de tais medidas na qualidade do ensino.

Palavras-chave:
Coronavírus; Educação em Enfermagem; Enfermagem; Ensino; Pandemia

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com