Acessibilidade / Reportar erro

Escala Interativa de Amamentação: avaliação da confiabilidadea a Artigo extraído do trabalho de conclusão de curso de autoria de Julia Marina Siman Dias sob a orientação de Cândida Caniçali Primo. Defendida em 2018, na Universidade Federal do Espírito Santo. Ano 2019.

Escala Interactiva de la Lactancia Materna: evaluación de la confiabilidade

Resumo

Objetivo

avaliar a confiabilidade da Escala Interativa de Amamentação.

Método

estudo metodológico, que seguiu a terceira etapa do método de Pasquali para elaboração de escalas, desenvolvido com 216 puérperas, em hospital universitário da região Sudeste do Brasil. Para avaliação da confiabilidade, foram utilizados o percentual de concordância (pa) acima de 80%, o Kappa ponderado (Kp), a second-order agreement coefficient (AC2) de Gwet e o alfa de Cronbach.

Resultados

o percentual de concordância dos itens foi de 83,33%; o valor global do alfa de Cronbach foi de 0,67; o coeficiente AC2 com ponderações quadrática e linear obteve a confiabilidade quase perfeita.

Conclusão e implicação para a prática

a avaliação da confiabilidade da Escala Interativa de Amamentação foi alta, e foi confirmada pelos resultados que asseguram a qualidade do instrumento na população estudada, mostrando-se um instrumento confiável e válido para avaliar os fatores que interferem na interação mãe-filho durante a amamentação.

Palavras-chave:
Amamentação; Desmame; Escala, Estudos de Validação; Teoria de Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com