Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimento e prática de profissionais de enfermagem sobre profilaxia da oftalmia neonatala a Artigo extraído do trabalho de conclusão de curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, de autoria da primeira autora, sob orientação da segunda autora. Titulo: Conhecimento e prática de profissionais de enfermagem sobre profilaxia da oftalmia neonatal. Ano: 2018.

Resumo

Objetivo:

Analisar o conhecimento e a prática de profissionais de Enfermagem sobre profilaxia da oftalmia neonatal.

Método:

Estudo descritivo, de natureza qualitativa, realizado no primeiro semestre de 2018, em um hospital municipal localizado na baixada litorânea do estado do Rio de Janeiro, por meio de entrevistas semiestruturadas com 14 profissionais de Enfermagem, que participam da assistência ao recém-nascido, cujos dados foram submetidos à Análise Temática.

Resultados:

A partir das três categorias temáticas emergentes evidenciaram-se lacunas no conhecimento relacionadas à oftalmia neonatal, ao nitrato de prata e ao procedimento de instilação dessa solução profilática, além de divergências na prática assistencial quanto aos cuidados antes, durante e após a realização do procedimento.

Conclusão e implicações para a prática:

Os dados apontam para a importância da capacitação da equipe de Enfermagem para a realização da profilaxia da oftalmia neonatal, da revisão de diretrizes e condutas que visem a padronização do procedimento, além de ressaltar a necessidade de um acompanhamento adequado das gestantes no pré-natal.

Palavras-chave:
Recém-nascido; Oftalmia Neonatal; Enfermagem Neonatal; Cuidados de Enfermagem; Conhecimento

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com