Acessibilidade / Reportar erro

Dimensões assistenciais do trabalho do enfermeiro na atenção primária

Dimensiones asistenciales del trabajo de las enfermeras en atención primaria

Resumo

Objetivo

analisar o desenvolvimento de práticas assistenciais de enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde.

Método

estudo quantitativo e transversal, realizado com 216 enfermeiros de 97 municípios integrantes de duas Macrorregiões de Saúde do Estado de Santa Catarina, os quais responderam um questionário do tipo survey, no ano de 2019. Os dados passaram por estatística descritiva analítica e inferencial.

Resultados

entre as práticas assistenciais observou-se prevalência do acolhimento e da consulta do enfermeiro, o que fortalece a sua autonomia e a resolutividade da Atenção Primária, seguidos dos procedimentos de enfermagem. As visitas domiciliares sobressaem-se para a periodicidade de até três vezes por semana e as atividades educativas concentraram-se na periodicidade quinzenal. As atividades de educação em saúde voltam-se majoritariamente aos usuários portadores de patologias crônicas. Os enfermeiros privilegiam as abordagens assistenciais individuais, em detrimento às ações educativas em grupo.

Conclusão e implicações para a prática

há necessidade do fortalecimento da dimensão educativa, no trabalho do enfermeiro, que tangencie atividades assistenciais e gerenciais na Atenção Primária à Saúde, em especial, voltadas para grupos.

Palavras-chave:
Atenção Primária em Saúde; Atividades Educativas; Cuidados Primários em Enfermagem; Enfermeiro; Estratégia Saúde da Família

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com