RESUMO
Objetivo:
Analisar resultados do planejamento participativo e indicadores de avaliação da qualidade da assistência de enfermagem, em unidade de internação hospitalar com utilização de uma tecnologia de gestão.
Método:
Pesquisa Convergente Assistencial articulando investigação e intervenção na prática. Desenvolvida em hospital do sul do Brasil no período abril a agosto de 2016. Realizado planejamento e avaliação da qualidade com recursos da tecnologia PRAXIS®.
Resultados:
No planejamento participativo, realizou-se levantamento de necessidades/problemas elencados por 33 profissionais, seguido de 5 oficinas, onde foram definidas missão, princípios orientadores e 4 problemas prioritários, resultados esperados, objetivos e planos de atividades. Para avaliação da qualidade, utilizou-se dois indicadores: satisfação e notificação de eventos adversos. Realizadas 101 avaliações com pacientes e/ou familiares predominando “ótima ou boa”. Os eventos adversos, 28 registros, predominando os erros de medicação.
Conclusão:
Planejamento participativo e avaliação da qualidade são fundamentais para melhoria da gestão dos serviços de enfermagem e a aplicação do PRAXIS® constituiu-se em recurso útil.
Palavras chave:
Administração Hospitalar; Gestão da Qualidade; Indicadores de qualidade; Segurança do Paciente; Tecnologias em Saúde