Resumo
Para viver com estilo de vida saudável questiona-se o valor de cuidar de si e do outro nas experiências do estudantes, no curso de graduação.
Objetivo:
Descrever e compreender as experiências dos estudantes no cuidar de si durante sua formação profissional.
Métodos:
História de vida aplicado por entrevista aberta com 22 estudantes de enfermagem de uma universidade peruana, em 2013. A análise de conteúdo gerou as categorías conceitualização de cuidado e aprendendo a cuidar de sí.
Resultados.
O cuidar de si é autocuidado e bem-estar, algo novo a ser explorado. Ao principio havia insatisfação das necesidades humanas básicas que mudou quando foram as studantes preparadas para cuidar de outros.
Conclusões e implicações:
O ensino sobre cuidado influencia o processo de ser e viver saudável. É necessário sensibilizar a formação humanística também do profissional de enfermagem para cuidar de si.
Palavras-chave:
Cuidado de enfermagem; Estudante de enfermagem; Educação em Enfermagem; Autocuidado; Pesquisa qualitativa