Acessibilidade / Reportar erro

Dimensionamento de profissionais de enfermagem: implicações para o processo de trabalho na estratégia saúde da família

RESUMO

Objetivo:

Relatar a experiência da construção do dimensionamento de enfermagem e suas implicações para o processo de trabalho em uma Unidade de Saúde da Família (USF).

Método:

Relato descritivo, que utilizou as recomendações da Resolução nº 543/2017 do Conselho Federal de Enfermagem para dimensionar o número de profissionais de enfermagem de uma USF com duas equipes no interior paulista.

Resultados:

O dimensionamento evidenciou a falta do enfermeiro e do auxiliar de enfermagem e trouxe implicações para o processo de trabalho, como sistematização de informações sobre ausências da equipe de enfermagem, adequação e monitoramento do sistema de informação e reorganização da área de abrangência do serviço.

Conclusão e implicações para a prática:

É importante que o enfermeiro utilize instrumentos gerenciais, tais como o dimensionamento, visando buscar mudanças no trabalho da enfermagem e equipe e na melhoria da assistência ofertada. O dimensionamento de pessoal mostrou-se satisfatório para as adequações no processo de trabalho.

Palavras-chave:
Dimensionamento de pessoal; Atenção Primária à Saúde; Gerenciamento da prática profissional; Enfermagem

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com