Acessibilidade / Reportar erro

PROPAGANDA DIGITAL E ALGORITMOS E SUAS IMPLICAÇÕES NAS ESCOLHAS DOS USUÁRIOS NO AMBIENTE ONLINE

Digital advertising and algorithms and their implications for user choices in the online environment

RESUMO

Objetivo:

analisar a interação entre algoritmos e propaganda digital, explorando os benefícios e as implicações nas escolhas e comportamentos dos usuários no ambiente online.

Resultado:

os veículos de comunicação tradicionais, como jornais e revistas, estão cada vez mais migrando para o ambiente online, aproveitando os recursos oferecidos pela internet. Nesse contexto, a propaganda nos veículos digitais de informação desempenha um papel fundamental na disseminação de ideias, produtos e serviços. No entanto, é importante refletir sobre como essa prática está associada ao discurso da mais-valia. Assim, apresentam-se nesse ensaio propostas e reflexões sobre soluções para lidar com os problemas identificados, incluindo a implementação de regulamentações mais abrangentes e a promoção da transparência algorítmica.

Conclusões:

a proteção da privacidade e dos direitos dos usuários deve ser uma prioridade, juntamente com a promoção da transparência, da equidade e da não discriminação. Somente através de esforços coletivos de governos, empresas, pesquisadores e sociedade civil podemos enfrentar os desafios e alcançar um equilíbrio saudável entre os algoritmos, a propaganda digital e os direitos individuais.

PALAVRAS-CHAVE:
propaganda digital; algoritmo; regra da mais-valia

Universidade Federal de Santa Catarina Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima - Trindade. CEP-88040-900, Telefone: +55 (48) 3721-2237 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: encontrosbibli@contato.ufsc.br