Acessibilidade / Reportar erro

Herbert Somerton Foxwell e a tradição econômica de Cambridge* * As traduções do texto são de responsabilidade do autor que agradece as valiosas sugestões de Laura Valladão de Mattos, Mauro Boianovsky e de um parecerista anônimo desta revista, bem como o apoio do CNPq, bolsa n. 305168/2015-0.

Herbert Somerton Foxwell and the Cambridge economic tradition

Resumo

O artigo resgata o aporte de Herbert Somerton Foxwell à formação da abordagem econômica de Cambridge, na Inglaterra, durante a sua longa estadia como professor na instituição no final do século dezenove e as primeiras décadas do século vinte. Inicialmente, apresentam-se algumas notas biográficas a respeito do autor em suas atividades acadêmicas e na aquisição de livros. A seguir, delineia-se a sua associação com o movimento historicista inglês, bem como a produção intelectual de Foxwell nos campos da economia bancária, da concorrência, das flutuações industriais e da história do pensamento econômico. Simultaneamente, em cada seção, ilustra-se a sua influência na obra de colegas como John Neville Keynes, John Maynard Keynes, Piero Sraffa e Arthur Cecil Pigou. O artigo encerra com algumas considerações sobre os avanços e limitações da participação de Foxwell nas controvérsias econômicas de seu tempo.

Palavras-chave:
Movimento historicista; Sistema bancário; Monopólios; Emprego; História do pensamento econômico

Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, Publicações Rua Pitágoras, 353 - CEP 13083-857, Tel.: +55 19 3521-5708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: publicie@unicamp.br