Acessibilidade / Reportar erro

A agenda de pesquisa heterodoxa da mainline economics* * É uma versão modificada de um capítulo de minha tese de doutorado, defendida junto ao Instituto de Economia da Unicamp, e de artigos apresentados no XIV Encontro de Economia da Região Sul e no XLI Encontro Nacional de Economia. Pelas valiosas críticas e sugestões recebidas, agradeço ao meu orientador, David Dequech, aos membros da banca de defesa da tese, Fabio Barbieri, Mauricio Coutinho, Ricardo Feijó e Rogerio Pereira de Andrade, além de Ana Monteiro Costa, Felipe Almeida e Gustavo Aggio. Agradeço também à Capes e ao CNPq pelo apoio financeiro. Os erros e omissões são de minha inteira responsabilidade.

Mainline economics as a heterodox research agenda

O presente artigo apresenta e qualifica como heterodoxa e robusta a mainline economics, uma agenda de pesquisa existente ao longo da evolução do pensamento econômico que abre mão de um conceito central à mainstream economics, o de equilíbrio, sob uma perspectiva liberal. Procura-se argumentar, também, que a crítica heterodoxa da teoria econômica convencional não deve ser confundida com a crítica do próprio sistema capitalista. Para isso, é discutido o que se entende por economia heterodoxa e é apresentado criticamente o papel do equilíbrio na abordagem estática convencional em Economia. Em seguida, mostra-se que a mainline economics adota a abordagem de processo de mercado e de emergência de coordenação sem comando central, sob uma perspectiva liberal. Destaque é dado para as contribuições oferecidas por F. A. Hayek.

Mainline economics ; Economia liberal; Economia heterodoxa; F. A. Hayek; 1889- 1992; Economia política robusta


Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, Publicações Rua Pitágoras, 353 - CEP 13083-857, Tel.: +55 19 3521-5708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: publicie@unicamp.br