Acessibilidade / Reportar erro

Desalinhamento cambial, regimes de acumulação e metas de inflação em um modelo pós-keynesiano de crescimento * 1 Os autores agradecem os comentários de um parecerista da desta revista, os quais foram muito úteis para a versão final do artigo. Eventuais falhas remanescentes são de nossa inteira responsabilidade.

Exchange rate misalignment, accumulation regimes and inflation targeting in a post-Keynesian growth model

Resumo

O presente artigo tem por objetivo fazer uma extensão do modelo Oreiro-Araújo, incorporando ao menos três elementos novos, a saber: a determinação da taxa de inflação com base em conflito distributivo entre salários e lucros, a introdução de uma regra de ajuste da taxa real de câmbio e a condução da política monetária em um contexto de metas inflacionárias. No equilíbrio de curto prazo verifica-se que a relação entre crescimento e distribuição, o assim chamado regime de acumulação, depende da relação entre a taxa real de câmbio e o valor ótimo dessa taxa. Quando a taxa real de câmbio está sobrevalorizada, ou seja, abaixo do valor ótimo, o regime de acumulação é profit-led. Quando a taxa real de câmbio se encontra subvalorizada, ou seja, acima do seu valor ótimo, então o regime de acumulação é do tipo wage-led. No equilíbrio de longo prazo verifica-se que um aumento da meta de inflação está associado a uma redução da taxa real de juros e a um aumento da taxa real de câmbio, o que resulta em uma elevação da taxa de acumulação de capital, apesar do aumento da taxa de inflação.

Palavras-chave:
Crescimento econômico; Distribuição de renda; Regimes de acumulação; Desalinhamento cambial; Metas de inflação

Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, Publicações Rua Pitágoras, 353 - CEP 13083-857, Tel.: +55 19 3521-5708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: publicie@unicamp.br