Acessibilidade / Reportar erro

Inclusão interrompida? Educação Superior no Brasil no início do século 21 * * As opiniões aqui expressas são do(s) autor(es) e não necessariamente refletem os pontos de vista das Nações Unidas.

Interrupted inclusion? Higher education in Brazil in the beginning of the 21st century

Resumo

O objetivo do artigo é avaliar a evolução recente do acesso da população brasileira à educação superior assim como o perfil dos estudantes tendo em vista o conjunto de políticas públicas direcionadas para a educação superior. Os dados mostram que, de 2001 a 2015, houve ampliação da representatividade dos negros, do número de estudantes em Unidades da Federação fora do eixo Sul-Sudeste-Brasília e do percentual de estudantes de renda baixa. Adicionalmente, busca-se mostrar que esse processo de inclusão pode estar ameaçado por políticas de austeridade, em especial a Emenda Constitucional 95.

Palavras-chave:
Educação superior; Desigualdade; Políticas públicas; Austeridade

Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, Publicações Rua Pitágoras, 353 - CEP 13083-857, Tel.: +55 19 3521-5708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: publicie@unicamp.br