Resumo em Português:
Resumo Este artigo tem por objetivo avaliar os limites do debate acerca da crise de hegemonia dos Estados Unidos na década de 1970. Nossa hipótese é que a crise daquele período não correspondeu à crise de hegemonia - à revelia dos questionamentos a ela. Argumentaremos que, ao longo do pós-guerra, os EUA construíram as bases de um poder global que se consolidaram no decorrer daquela quadra e da seguinte, mediante o alicerçamento dos parâmetros formatadores do sistema interestatal - segurança, moeda/finanças, produção/tecnologia. A crise da década corresponde, por conseguinte, não à crise de hegemonia, mas ao antagonismo entre os limites da autonomia dos Estados Nacionais e a ascensão de uma ordem econômica transnacional, em cujo vértice se situa o poder global estadunidense. JEL: F40, F62, P16, N12.Resumo em Inglês:
Abstract This article aims to assess the limits of the debate on the crisis of hegemony in the United States in the 1970s. We raise the thesis that the crisis of this decade did not correspond to the supposed crisis of hegemony - despite the questions raised against it. We will argue that during the post-war period, the USA built the foundations of a global power that were consolidated during this and the following decade, through the foundation of the formatters parameters of the interstate system - security, currency/finance, production/technology. The crisis of the decade corresponds, therefore, not to a crisis of hegemony, but to the antagonism between the limits of the autonomy of National States and to the rise of a transnational economic order, whose vertex situated the American global power.Resumo em Português:
Resumo Este artigo oferece uma análise sobre as transformações qualitativas nos Estados de bem-estar do Leste Asiático a partir dos anos 2000. Primeiro, distingo os legados institucionais à luz das tipologias formuladas na literatura: “desenvolvimentistasinclusivos” (Japão e Coreia do Sul)”; os “individualistas” (China, Hong Kong, Malásia e Singapura) e os “incipientes” (Filipinas, Indonésia, Tailândia e Vietnã). Argumento que o primeiro grupo aprofundou o processo de expansão de suas políticas sociais, sob uma abordagem universalista, mas reconfigurou a articulação entre política industrial e política social, bem como desenvolveu substantivamente as políticas de desfamiliarização. A China desloca-se do grupo “individualista” em direção a um tipo “híbrido”, ao ampliar consideravelmente a provisão pública, reproduzindo, contudo, um sistema dual e estratificado. Finalmente, os “individualistas” e os “incipientes” promoveram mudanças residuais, ampliando o papel do Estado sobre os riscos sociais por meio de políticas focalizadas em famílias de baixa renda. JEL: H51, H52, H53, H75, P16.Resumo em Inglês:
Abstract This article offers an analysis of the qualitative transformations in East Asian welfare states since the 2000s. First, I distinguish institutional legacies in light of typologies drawn in the literature: “developmental-inclusive” (Japan and South Korea)”; “individualists” (China, Hong Kong, Malaysia, and Singapore), and “incipient” (Philippines, Indonesia, Thailand, and Vietnam). I argue that the first group has deepened the process of expanding its social policies under a universalist approach, but has redesigned the linkage between industrial policy and social policy, as well as it has fostered defamiliazation policies. China moves away from the “individualist” group towards a “hybrid” type, by greatly expanding public provision, albeit through a dual and stratified system. Finally, the “individualists” and the “incipient” expanding the role of the state on social risks through policies focused on low-income families.Resumo em Português:
Resumo Este artigo investiga os fundamentos econômicos que facilitaram a liderança de Buenos Aires em sua disputa com a Confederação Argentina durante o período de 1852 a 1862. Ao contrário de parte da literatura que destaca a importância das reformas fiscais e monetárias promovidas pelas autoridades portenhas como causa da estabilização econômica e institucional da província, o trabalho argumenta que o elemento decisivo para resolver a disputa foi o histórico poder financeiro conferido pela moeda fiduciária. Esse poder permitiu um financiamento militar praticamente ilimitado, sem alterações significativas após a batalha de Caseros. Para respaldar essa hipótese, são considerados trabalhos destacados da historiografia argentina.Resumo em Espanhol:
Resumen Este artículo indaga los fundamentos económicos que facilitaron el liderazgo de Buenos Aires en su disputa con la Confederación Argentina, durante el período 1852-1862. A diferencia de una parte de la literatura que enfatiza la relevancia de las reformas fiscales y monetarias impulsadas por las autoridades porteñas como causa de la estabilización económica e institucional de esa provincia, el trabajo plantea que el aspecto decisivo para dirimir la disputa fue el histórico poder financiero que le confirió su moneda fiduciaria. Dicho poder le permitió un financiamiento militar prácticamente ilimitado, que no tuvo alteraciones con posterioridad a la batalla de Caseros. A estos fines se consideran trabajos distinguidos de la historiografía argentina que respaldan la hipótesis sostenida. JEL: E42, H77, N46.Resumo em Inglês:
Abstract This article analyzes the economic foundations that facilitated the leadership of Buenos Aires in its dispute with the Argentine Confederation during the period 1852-1862. Unlike a part of the literature that emphasizes the relevance of the fiscal and monetary reforms promoted by the Buenos Aires authorities (as a cause of the economic and institutional stabilization of that province), the work proposes that the decisive aspect to settle the dispute was the historical financial power that its fiduciary currency conferred on it. This power allowed it a practically unlimited military financing, which was not altered after the Battle of Caseros. For these purposes, distinguished works of Argentine historiography that support the sustained hypothesis are considered.Resumo em Português:
Resumo O centenário do nascimento de Celso Furtado (1920-2020), um dos mais importantes intérpretes do processo de modernização brasileiro no século XX, tem suscitado diversos debates. O artigo aborda suas ideias políticas, no período de 1945 a 1964, especialmente as reflexões sobre o problema da cooperação entre a União e os estados, voltadas para a redução das desigualdades regionais em contextos democráticos. Suas contribuições favoreceram o avanço do federalismo cooperativo e tiveram maior prestígio no Governo Juscelino Kubitscheck, quando coordenou o GTDN e assumiu a Sudene - instância intermediária entre a União e os estados nordestinos. Numa perspectiva inovadora, diferente do modelo federalista norte-americano, a intervenção do governo federal e de suas instituições regionais ganham relevância na construção da nacionalidade e de uma ordem democrática mais igualitária. Além disso, a Sudene promoveria um outro padrão de gestão pública no Nordeste, direcionando recursos públicos federais segundo critérios técnicos e fortalecendo a coesão regional. JEL: B3, H77, P48.Resumo em Inglês:
Abstract The centenary of Celso Furtado’s birth (1920-2020), one of the most important interpreters of the Brazilian modernization process in the 20th century, has raised several debates. This article approaches his political ideas from 1945 to 1964, especially reflections on the problem of cooperation between the Union and the states, directed to reducing regional inequalities in democratic contexts. His contributions favored the advance of cooperative federalism, and had greater prestige in the Juscelino Kubitschek’s government, when Furtado coordinated the GTDN and took over Sudene - an intermediary instance between the Union and the Northeastern states. In an innovative perspective, different from the North American federalist model, the intervention of the federal government and its regional institutions gain relevance in the construction of nationality and of a more egalitarian democratic order. In addition to it, Sudene would promote another standard of public management in the Northeast, directing federal public resources according to technical criteria, and therefore strengthening regional cohesion.Resumo em Português:
Resumo Apresentado como modelo de estabilização monetária, o Plano Real lançou as bases sobre as quais se revela a dinâmica econômica brasileira contemporânea. Seus efeitos vão além do combate às pressões inflacionárias, com reflexos na economia nacional em sua totalidade. Sua macroeconomia transformou a economia política brasileira, normatizando seu processo de financeirização: desde 1994, sob seus contornos, reestruturou-se e, posteriormente, consolidou-se o papel dominante das finanças nacionais no bloco no poder construído ao longo da década de 1990. A hipótese da inflação inercial serviu como subsídio às suas regras, cujo cerne apresenta a operacionalização da Selic visando a demanda agregada interna e a valorização cambial. Desse modo, pela maneira como alterou o panorama econômico brasileiro, compreende-se o Plano Real como conceito em nossa história econômica, símbolo de seu tempo e espírito de sua época.Resumo em Inglês:
Abstract Presented as a model of monetary stabilization, the Real Plan laid the foundations upon which the dynamics of contemporary Brazilian economy unfold. Its impact extends far beyond the containment of inflationary pressures, with repercussions on the national economy as a whole. The macroeconomic scenario shaped by this plan catalyzed a transformation in the Brazilian political economy, standardizing the financialization process: since 1994, under its contours, there had been a restructuring and subsequent consolidation of the predominant role played by national finance in the power bloc built during the 1990s. The hypothesis of inertial inflation was a subsidy for its rules, with a central focus on the operationalization of Selic to meet internal aggregate demand and exchange rate appreciation. Thereby, by the way it changed the Brazilian economic panorama, the Real Plan is understood as a central concept in our economic history, a symbol of its time and the spirit of this era. JEL: N26, N46Resumo em Português:
Resumo O objetivo deste artigo é entender os determinantes para o processo de fragmentação produtiva em Cadeias Globais de Valor (CGV) e quais são as contribuições da economia política para a compreensão do fenômeno. A economia neoclássica e o marco teórico das CGV enfatizam as razões técnicas ou tecnológicas para explicar o surgimento das CGV. Alternativamente, este artigo propõe uma interpretação da economia política das CGV. Desse modo, a interpretação sugerida é a de que três palcos de disputa pelo poder e pelo capital estimulam o desenvolvimento das CGV, a qual é fruto da competição interestatal (pela hegemonia e pelo domínio de regiões periféricas), intercapitalista (entre empresas dentro e fora das cadeias) e entre as classes, de modo a reduzir a barganha do trabalho e aumentar o poder do capital. JEL: F12, F60, L23, O34.Resumo em Inglês:
Abstract The objective of this article is to understand the determinants for the process of productive fragmentation in Global Value Chains (GVC) and what are the contributions of political economy to the understanding of the phenomenon. Neoclassical economics and the theoretical framework of GVCs emphasize the technical or technological reasons to explain the emergence of GVCs. Alternatively, this article proposes an interpretation of the political economy of GVCs. In this way, three stages of dispute for power and capital stimulate the development of GVCs, which is the result of interstate competition (for hegemony and dominance of peripheral regions), intercapitalist competition (between companies inside and outside the chains) and between classes, so as to reduce labor bargaining and increase the power of capital.Resumo em Português:
Resumo A estrutura do mercado de trabalho brasileiro passou por modificações substantivas ao longo dos anos 2010. O cenário de baixo desemprego, com dominância da participação do emprego formal, observado nos anos 2000, deteriorou-se progressivamente em função: da desaceleração do ritmo de crescimento do início da década; da recessão de 2015 e 2016; da lenta e inexpressiva recuperação do período pós 2017; e da crise sanitária, econômica e social, provocada pela pandemia da Covid-19 de 2020. Tais fatores contribuíram para o processo de desestruturação do mercado de trabalho, em um contexto de reafirmação de características estruturais e de recorrência de fenômenos como: alta informalidade, desemprego aberto elevado e expressiva subutilização da força de trabalho. Como resultado, observou-se mais uma década perdida na história econômica nacional em todas as dimensões: produção, produtividade e trabalho. JEL: E24, J24.Resumo em Inglês:
Abstract The structure of the Brazilian labor market underwent substantial changes throughout the 2010s. The low unemployment scenario, with a predominance of the participation of formal employment, observed in the 2000s, progressively deteriorated due to: the deceleration of the pace of growth in Brazil at the beginning of the decade; the 2015-2016 recession; the slow and inexpressive recovery of the post-2017 period; and the health, economic and social crisis caused by the Covid-19 pandemic of 2020. Such factors contributed to the process of disruption of the labor market, in a context of reaffirmation of structural characteristics and recurrence of phenomena such as high informality, high rates of unemployment, and significant labor underutilization. As result, we observed another lost decade in national economic history in dimensions as production, productivity, and labor.Resumo em Português:
Resumo O objetivo deste artigo é realizar uma avaliação da efetividade do Programa Redes para o Desenvolvimento Sustentável (Programa ReDes), o qual surgiu de um Plano de Atuação Conjunta entre o BNDES e o Instituto Votorantim com o objetivo de apoiar projetos de estruturação de atividades produtivas e qualificação profissional visando à inclusão produtiva de populações de baixa renda. A base de dados utilizada para a avaliação provém do Cadastro Único (CadÚnico), obtido junto ao Ministério da Cidadania. Foi utilizado o método do pareamento por escore de propensão e a estimação de regressões em painel e em primeiras diferenças. Para os indicadores relacionados ao mercado de trabalho, observaram-se resultados robustos e expressivos, tais como o crescimento da renda bruta e da renda do trabalho. Além disso, houve crescimento da probabilidade de participação na população economicamente ativa, assim como do acesso ao trabalho. Com base nos cálculos realizados, pôde-se estimar que o Programa ReDes é custo-efetivo em relação à geração de renda para o beneficiário, ainda que o seu custo-efetividade seja dependente da hipótese de que os projetos sejam capazes de sobreviver ao longo do tempo.Resumo em Inglês:
Abstract The objective of the article is to carry out an evaluation of the effectiveness of the Networks for Sustainable Development Program (Programa ReDes), which arose from a Joint Action Plan between BNDES and the Votorantim Institute with the objective of supporting projects to structure productive activities and professional qualification aiming at the productive inclusion of low-income populations. The database used for the evaluation comes from the Cadastro Único (CadÚnico), obtained from the Ministry of Citizenship. We used the propensity score matching method and the estimation of panel and difference regressions. For indicators related to the labor market, robust and expressive results were observed, such as the growth in gross income and income from work. In addition, there was an increase in the probability of participation in the economically active population, as well as access to work. Based on the calculations performed, it was possible to estimate that the ReDes Program is cost-effective in terms of generating income for the beneficiary, even though its cost-effectiveness is dependent on the hypothesis that the projects are capable of surviving over time. JEL: J08, D04, C23.Resumo em Português:
Resumo Este estudo visa a analisar as implicações da relação entre Estado e empresas nas dinâmicas inovativas internas das empresas beneficiadas por políticas públicas de inovação. Seu contexto empírico é a resposta de três empresas do setor de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (SSTI) ao fomento do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) no Programa para o Desenvolvimento da Indústria Nacional de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (Prosoft): TOTVS, Linx e Sinqia. Supôs-se que as diferentes respostas das empresas decorrem dos diferentes graus de inovação de seu planejamento estratégico, o que foi avaliado com base na teoria evolucionária da firma e na teoria neo-weberiana da firma. Os resultados confirmam essa hipótese, já que, embora as três empresas tenham apresentado uma variação positiva de suas dinâmicas inovativas internas após o fomento do BNDES, quanto mais inovativo foi o planejamento estratégico da empresa tanto maior foi essa variação positiva.Resumo em Inglês:
Abstract This study seeks to analyze the implications of the relationship between the State and companies in the internal innovative dynamics of the companies that benefited from public innovation policies. Its empirical context is the answer of three companies of the Software and Information Technology Service Industry (S&ITS) to the promotion of the Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) in the Programa para o Desenvolvimento da Indústria Nacional de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (Prosoft): TOTVS, Linx e Sinqia. It was supposed that the different responses of the companies result from the different degrees of innovation of their strategic planning, which was evaluated based on the evolutionary theory of the firm and the new-weberian theory of the firm. The results confirm the hypothesis, since, although the three companies have been presented with a positive variation of their internal innovative dynamics after the promotion of the BNDES, the more innovative the strategic planning of the company the greater this positive variation. JEL: O00.Resumo em Português:
Resumo A regulação econômica realizada pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) com início em 2003, tem como finalidade promover a assistência farmacêutica por meio de mecanismos que estimulem a oferta de medicamentos e a competitividade do setor. Desde 2007 estudos brasileiros demonstram que o modelo atual de regulação econômica tem sido incapaz de controlar a variação dos preços dos medicamentos comercializados no Brasil. O presente estudo observa elevado descolamento entre o preço praticado nos pontos de venda e o preço máximo de venda ao consumidor, e um monitoramento do mercado pouco ativo, ao identificar registros de preços que não se adequam às regras atuais. Portanto, verifica-se a necessidade de tornar a regulação econômica mais efetiva e dinâmica à realidade do mercado e do consumidor a fim de auxiliar o Brasil na garantia do acesso da população à medicamentos essenciais à preços justos. JEL: I18, I19, L65, H51.Resumo em Inglês:
Abstract The economic regulation carried out by the Chamber of Regulation of the Pharmaceutical Market (CMED), which began in 2003, aims to promote pharmaceutical assistance through mechanisms that encourage the supply of medicines and competitiveness in the sector. Since 2007, Brazilian studies have shown that the current economic regulation model has been unable to control the variation of prices of medicines sold in Brazil. This study observes a significant divergence between the prices practiced at points of sale and the maximum selling price to consumers, as well as an ineffective market monitoring in identifying price records that do not comply with current rules. Therefore, there is a need to make economic regulation more effective and responsive to the market and consumer reality to help ensure that the Brazilian population has access to essential medicines at fair prices.