21
|
SOUZA, D. R. de; VICTER, E. das F. Etnomatemática das comunidades rurais e o ensino da matemática escolar (Ethnomathematics of rural communities and the teaching of school mathematics)
|
22
|
MENEZES, D. N. de; MANOEL, C. A. L. C. Uma análise das entrevistas de alunos campesinos inseridos em uma escola urbana de Campo Grande – MS (An analysis of interviews with peasant students enrolled in an urban school in Campo Grande – MS)
|
23
|
BRITTO, S. L. M; BAYER, A. A economia doméstica e rural presente no capítulo XII da obra Rechenbuch Für Duetsche Schulen In Brasillien 2º Heft, de Matheus Grümm (The domestic and rural economy present in chapter XII of the work Rechenbuch Für Duetsche Schulen In Brasillien 2º Heft, by Matheus Grümm)
|
24
|
SALES, M. S. de; SEVERINO FILHO, J. Medidas agrárias, utilizadas pelos moradores do território quilombola vão grande, na cubagem de terra (Agrarian measures, used by residents of the quilombola territory, go great in terms of land volume)
|
25
|
OLIVEIRA, G. K. S. de; FIGUEIREDO, T. D. Oficinas pedagógicas em uma escola rural: um relato e tantas experiências (Pedagogical workshops in a rural school: a report and many experiences) |
26
|
SOUZA, G. dos S. de; ANDRADE, M. M. Uma casa escolar rural e uma história contada pela professora Neuza (A rural school house and a story told by teacher Neuza) |
27
|
SIEGLOCH, A; SOUZA, D. W. N. de; ARAÚJO, V. A. de; TAVARES, R. de S; MARQUES, P. T. F; FAÇANHA, A. B. Mobilização de saberes matemáticos em práticas agrícolas de uma comunidade ribeirinha do sul do Amazonas: contribuições da teoria antropológica do didático (Mobilization of mathematical knowledge in agricultural practices of a riverside community in southern Amazonas: contributions from the anthropological theory of didactics)
|
28
|
NETO, V; GUIDA, A. Redes discursivas: animais, campo, matemática escolar e contribuições metodológicas da análise de redes (Discursive networks: animals, field, school mathematics and methodological contributions of network analysis)
|
29
|
RODRIGUES, J. Um olhar sobre a possível contribuição da etnomatemática no ensino de matemática para alunos de uma escola da cidade de piracema na zona rural de Minas Gerais (A look at the possible contribution of ethnomathematics in teaching mathematics to students at a school in the city of Piracema in the rural area of Minas Gerais)
|
30
|
MAGNUS, M. C. M. Campo enquanto espaço de produção de saberes (Field as a space for the production of knowledge)
|
31
|
ANDREATTA, C; ALLEVATO, N. S. G. Ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através de resolução de problemas em uma escola comunitária rural (Teaching-learning-evaluation of mathematics through problem solving in a rural community school)
|
32
|
PRANKE, A. Etnomatemática do contexto agrícola: contribuições para a elaboração de problemas de matemática (Ethnomathematics of the agricultural context: contributions to the elaboration of mathematics problems)
|
33
|
PIOVESAN, C; FONSECA, M. S. da. Um estado do conhecimento sobre a agricultura familiar na perspectiva etnomatemática (A state of knowledge about family farming from an ethnomathematical perspective) |
34
|
GONÇALVES, N. C; MATTOS, J. R. L. de. O ensino de matemática na escola família agrícola de Orizona: teoria e prática (The teaching of mathematics in the agricultural family school in Orizona: theory and practice) |
35
|
SANTOS, E. L; SILVA, L. P. da. O exercício da matemática e a vida no campo numa abordagem sobre o conteúdo, espaço e forma nas séries iniciais do ensino fundamental: um estudo em escolas rurais de Sergipe (The exercise of mathematics and life in the countryside in an approach to content, space and form in the initial grades of elementary school: a study in rural schools in Sergipe) |
36
|
VIEIRA, V. da L; ROSA, M. Ensino da geometria na escola família agrícola: a construção do conhecimento geométrico sob a perspectiva da alternância e da etnomatemática (Geometry teaching in the agricultural family school: the construction of geometric knowledge from the perspective of alternation and ethnomathematics) |
37
|
DIAS, R. C. A; DAMASCENO, F. L. de O; SILVA, R. A. O ensino da matemática em escola do campo: uma abordagem dinâmica para o estudo de unidades de medidas agrárias realizada por licenciandos em matemática do IFAP (Mathematics teaching in rural schools: a dynamic approach to the study of agricultural measurement units carried out by mathematics graduates from IFAP) |
38
|
VIEIRA, V. G; PEREIRA, L. B. C; ELEUTERIO, R. de C. O uso das tic’s no ensino da matemática das escolas do campo: reflexões sobre o município de quedas do Iguaçu – PR (The use of ICTs in the teaching of mathematics in rural schools: reflections on the city of Quedas do Iguaçu – PR) |
39
|
OLIVEIRA, R. D. de; SALANDIM, M. E. M. Elogio de uma escola rural: notas à margem da História da Educação Matemática a partir de uma entrevista (Praise for a rural school: notes on the margins of the History of Mathematics Education based on an interview) |
40
|
PAIVA, T. F. de. O uso de recursos didático – matemáticos para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes dos anos finais de uma escola do campo do DF (The use of didactic-mathematical resources for the teaching and learning process of students in the final years of a school in the countryside of the Federal District) |
41
|
SANTOS, J. G. de C; SACHS, L. Um dedo de prosa com uma egressa de um curso de licenciatura em educação do campo sobre a formação de professores de matemática (A bit of chat with a graduate of a degree course in countryside education about the education of mathematics teachers) |
42
|
LIMA, A. S. de; LIMA, I. M. da S. A formação de professores de matemática em cursos de licenciatura em educação do campo: uma análise da matriz curricular (The formation of mathematics teachers in degree courses in countryside education: an analysis of the curriculum matrix) |
43
|
MEDEIROS, D. J. de; LIMA, I. M. da S. Letramento estatístico em livros didáticos adotados por escolas do campo do agreste pernambucano: uma análise à luz da educação matemática crítica (Statistical literacy in textbooks adopted by schools in the countryside of Pernambuco: an analysis in the light of critical mathematics education) |
44
|
SACHS, L. Uma proposta de diálogo entre conhecimentos: aproximando a etnomatemática e a educação do campo (A proposal for dialogue between knowledge: bringing ethnomathematics and countryside education closer together)
|
45
|
MAGNUS, M. C. M. Modelagem matemática na educação do campo: alunas (os) em movimento (Mathematical modeling in countryside education: students on the move) |
46
|
CUNHA, M. C. da; WAGNER, D. R. Enlaces entre modelagem matemática, estágio supervisionado e educação do campo: relato de uma experiência formativa (Links between mathematical modeling, supervised internship and countryside education: report of a formative experience) |
47
|
SILVA, U. M; BICHO, J. S. Etnomatemática e relações interdisciplinares na educação do campo: a partir da horta mandala (Ethnomathematics and interdisciplinary relations in countryside education: from the mandala garden)
|
48
|
NOGUEIRA, A. A. C; CORRÊA, L. G; SACHS, L. A (não) educação do campo em um município paranaense (The (non) education of the countryside in a city in Paraná)
|
49
|
ELEUTERIO, R. de C; PEREIRA, L. B. C; DUFECK, L. de F; VIEIRA, V. G. O ensino de matemática na escola do campo: contribuição de uma prática docente à luz da etnomatemática (The teaching of mathematics in rural schools: contribution of a teaching practice in the light of ethnomathematics) |