Historicizar |
Para Saviani (2021c, p. 6)SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2021c., “[…] a perspectiva historicizadora aí adotada constitui uma exigência metodológica inerente à concepção histórico-crítica”. Para tanto, a investigação em políticas educacionais tem que tomar como referência, como matéria-prima de sua atividade o saber objetivo produzido historicamente. |
Materialidade/ concreticidade |
A materialidade/concreticidade consiste em analisar o fenômeno investigativo a partir de sua essência e de suas relações sociais. Para Saviani (2004)SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Autores Associados, 2004., a materialidade/concreticidade significa compreender o fenômeno investigado no âmago do movimento dialético e histórico. Em outras palavras, a categoria materialidade/concreticidade permite a síntese das relações sociais materialmente consolidadas na contradição, na disputa, nas classes sociais e nas relações produtivas de trabalho. Tal condição ampara os investigadores em políticas educacionais para que percebam as contradições materiais inerentes à pesquisa. Em resumo, a categoria permite explicar como, porque, onde, com que sentido, para quem, para quê, quem participa, qual o movimento, como se articulam as classes sociais no processo de aprovação da estrutura educacional, e mais propriamente, na aprovação e implementação das políticas educacionais. |
Teoria e Prática |
A categoria Teoria e Prática é apontada por Saviani (2021)SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2021a. como nuclear para a PHC e como essencial para a metodologia histórico-crítica. Nas palavras de Saviani (2021c, p. 120), “[…] a prática, para a desenvolver-se e produzir suas consequências, necessita de teoria e precisa por ela ser iluminada”. Nesse sentido, a metodologia histórico-crítica pressupõe ao investigador dois movimentos para pesquisa. No primeiro movimento, a atenção para fugir dos modismos teóricos e analisar o problema como comprometimento epistemológico. No segundo movimento, enquanto método, a vigilância epistemológica para escapar das armadilhas da prática e do senso comum. |
Radical |
Nessa categoria, adaptada da obra Educação: do senso comum à consciência filosófica (Saviani, 2004SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Autores Associados, 2004.), apresenta uma das preocupações elementares que todo o investigador deve tomar como bússola. Segundo Saviani (2004)SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Autores Associados, 2004., é necessário que se vá às raízes da questão, até seus fundamentos. O investigador precisa manter a constante reflexão que promova o entendimento do problema com profundidade. Em outras palavras, tratar o problema de forma radical é ir até suas raízes históricas e materiais. |
Rigorosa |
Tal categoria é decorrente da categoria da radicalidade. O tratamento rigoroso da pesquisa, segundo métodos determinados, coloca em questionamento e em questão as conclusões e saberes da sabedoria popular e as generalizações apressadas e que a ciência pode ensejar. |
De conjunto/contexto |
Essa categoria decorre do pensamento filosófico de Saviani (2004)SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Autores Associados, 2004. e aponta para a condição de que toda a pesquisa não pode ser examinada de modo parcial, mas em uma perspectiva de conjunto. A vertente filosófica da PHC para a pesquisa pode ser sistematizada nas palavras de Saviani (2004, p. 17)SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Autores Associados, 2004., “[…] enquanto a ciência isola o seu aspecto de contexto e o analisa separadamente, a filosofia, embora dirigindo-se às vezes apenas a uma parcela da realidade, insere-se no contexto e a examina em função do conjunto”. Tal categoria, enquanto pressuposto metodológico, requer do investigador em pesquisa de políticas educacionais que o fenômeno estudado seja analisado a partir de seu contexto e seu conjunto de relação materialmente constituído na sociedade. Sendo assim, precisam de um exame minucioso dos aspectos produtivos, de trabalho, políticos, ideológicos, de classe etc. |