Open-access Os profissionais do impossível

The professionals of the impossible

Resumos

Como admoestava Freud: "[...] uma escola deve conseguir mais do que não impelir seus alunos ao suicídio; ela deve lhes dar o desejo de viver". Mas como efetivamente fazê-lo? Como não se sentir impotente frente ao outro que demanda aprender? Como refrear o gozo do capital ou a tirania cientificista dos manuais pedagógicos? Há que se consentir as incertezas e ambivalências próprias do gesto de educar ou subverter a vontade de ignorância do outro sem abandoná-lo, fazendo valer assim seu desejo de viver. Com base nos conceitos de impotência, de impossibilidade e da teoria dos discursos, introduziremos as questões que abordaremos neste artigo.

Impossibilidade e Impotência; Psicanálise e Educação; Alteridade; Discurso


As Freud admonished: "[...] a school should get more than not compel students to suicide, it must give them the desire to live". But how to do it effectively? How not to feel impotent against another who demands to learn? How to restrain the jouissance of the capital or the tyranny of scientism of the teaching manuals? We have to consent the uncertainties and ambivalences inherent to the manner to educate or subvert the will of ignorance of the other without abandon it, doing therefore his desire to live well. Based on the concepts of impotence, impossibility and of the theory of speech, we will introduce the issues that we discuss in this article.

Impossibility and Impotence; Psychoanalysis and Education; Alterity; Speeches


Referências bibliográficas

  • AICHHORN, August. Juventud Desamparada Barcelona: Gedisa, 2006.
  • CIFALI, Mireille. Freud Pédagogue? Paris: Inter-Éditions, 1982.
  • CIFALI, Mireille. Ofício Impossível? Uma piada inesgotável. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 1, p. 149-164, 2009.
  • ENRIQUEZ, Eugène. A Arte de Governar. In: ARAUJO, José Newton; SOUKI, Lea Guimarães; FARIA, Carlos Aurélio (Org.). Figura Paterna e Ordem Social Belo Horizonte: Autêntica, 2001. P. 113-142.
  • FREUD, Sigmund. Contribuições para uma Discussão Acerca do Suicídio. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud Rio de Janeiro: Imago, 1980a. Volume 11.
  • FREUD, Sigmund. Prefácio à "Juventude Desorientada" de Aichhorn. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud Rio de Janeiro: Imago, 1980b. Volume 19.
  • FREUD, Sigmund. O mal-Estar na Civilização. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud Rio de Janeiro: Imago, 1980c. Volume 21.
  • FREUD, Sigmund. Análise Terminável e Interminável. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud Rio de Janeiro: Imago, 1980d. Volume 23.
  • KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia Piracicaba: UNIMEP, 1996.
  • LACADÉE, Philippe. La Psychanalyse Impliquée dans un Centre pour Adolescents. In: MILLER, Jacques-Alain; MILLER, Judith (Org.). Pertinences de la Psychanalyse Appliquée Paris: Seuil, 2003.
  • LACAN, Jacques. O Seminário: livro 17: o avesso da psicanálise. Rio Janeiro: Zahar, 1992. Proferido em 1969-70.
  • LACAN, Jacques. Radiofonia. In: LACAN, Jacques. Outros Escritos Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
  • LACAN, Jacques. Le Savoir du Psychanalyste, aula de 06/01/72. Publicação interna da Association Freudienne Internationale, 1972. No prelo; inédito.
  • LACAN, Jacques. O Triunfo da Religião: precedido do Discurso aos católicos. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
  • LAURENT, Eric. A Sociedade do Sintoma Rio de Janeiro: Contra-Capa, 2007.
  • NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência São Paulo: Escala, [s.d.
  • PEREIRA, Marcelo Ricardo. A Impostura do Mestre Belo Horizonte: Argvmentvm, 2008.
  • PEREIRA, Marcelo Ricardo. A Criança Objeto. In: ALMEIDA, Sandra Francesca; KUPFER, Maria Cristina Machado (Org.). A Psicanálise e o Trabalho com a Criança-Sujeito: no avesso do especialista. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011. P. 301-316.
  • PERRENOUD, Philippe. Práticas Pedagógicas, Profissão Docente e Formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Jun 2013

Histórico

  • Recebido
    31 Out 2012
  • Aceito
    17 Abr 2013
location_on
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro