Open-access Novos Paradigmas da Didática e a Proposta Metodológica dos Episódios de Aprendizagem Situada, EAS

New Paradigms of Didactics and the Situated Learning Episodes (SLE) Methodology Proposal

O texto discute alguns desafios da didática na educação contemporânea relacionando-os a novos paradigmas e aos Episódios de Aprendizagem Situada, EAS, entendida como uma proposta metodológica para integrar os dispositivos móveis na didática. Fundamentado nas abordagens da neurodidática, do enativismo e da teoria da simplexidade, o texto apresenta aspectos da referida metodologia e dos processos de ensinar e aprender refletindo sobre a ideia de aprendizagem móvel e microaprendizagens. Tal perspectiva sugere um trabalho com conteúdos circunscritos e organizados em torno de atividades breves de produção, emolduradas por instruções prévias e reflexões posteriores que modificam o desenho da aula, do planejamento e da avaliação. Por fim, o artigo estabelece possíveis diálogos entre a metodologia EAS e outras abordagens da pesquisa didática e mídia-educativa.

Episódios de Aprendizagem Situada; Ensino; Didática; Escola; Dispositivos Móveis


location_on
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro