Resumos
Este artigo problematiza a pedagogia da inclusão como um discurso majoritário na contemporaneidade, aqui analisada especificamente em sua filiação ao campo jurídico em práticas escolares. Para tanto, escavamos genealogicamente o discurso da Justiça Restaurativa para entender como vem sendo operado na escola para o governo dos riscos. Esburacamos os efeitos de subjetivação nestas práticas escolares de segurança, localizando o rastelo escolar que produz um modo específico de existência, o ofensor, capturado em práticas disciplinares e de controle. Apresentamos uma investigação inspirada no pensamento da diferença e nas galerias da toca kafkiana, experimentando outros modos de existência para o espaço escolar a partir da arte do silêncio como uma ética kafkiana.
Pedagogia da Inclusão; Justiça Restaurativa; Kafka
This paper problematizes the pedagogical proposal of inclusiveness as a majority discourse, which is here analyzed specifically in its filiation with the juridical branch in scholarly practices. We genealogically excavate the Restorative Justice discourse to understand how it has been operated at school to govern risks. Hence, we search for the effects of subjectivation in these scholarly practices of security. We try to locate the scholarly ripple, which produces a specific mode of existence, the offender, who now is captured in disciplinary and control practices. In this way, we present this analysis inspired by the thought of difference and by the galleries of Kafka's burrow, trying other modes of existence to the scholarly space from an art of silence as Kafkian ethics.
Pedagogy of Inclusiveness; Restorative Justice; Kafka
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
06 Out 2014 -
Data do Fascículo
Dez 2014
Histórico
-
Recebido
15 Ago 2013 -
Aceito
11 Jul 2014