1. Competência/ Rigor Metodológico |
1.1 Identificar; leitura; processos; escrita; elementos; habilidades; análise; construção; linguística; medidas. |
1.2.1 Utilizar, propor e/ou implementar soluções (processos e produtos) envolvendo diferentes tecnologias para identificar, analisar, modelar e solucionar problemas complexos em diversas áreas da vida cotidiana, explorando de forma efetiva o raciocínio lógico, o pensamento computacional, o espírito de investigação e a criatividade (São Paulo, 2019SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2019. Disponível em: v http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf. Acesso em: 1 jun. 2021. http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/po...
, p. 41, grifo nosso). 1.2.2 Usar diversas ferramentas de software e aplicativos para ajudar a compreender e produzir conteúdo em diversas mídias, simular fenômenos e processos das diferentes áreas do conhecimento (São Paulo, 2019SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2019. Disponível em: v http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf. Acesso em: 1 jun. 2021. http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/po...
, p. 41, grifo nosso). 1.2.3 Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (São Paulo, 2019SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2019. Disponível em: v http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf. Acesso em: 1 jun. 2021. http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/po...
, p. 75, grifo nosso). 1.2.4 Espera-se que essas indicações possam orientar as escolas para o fortalecimento de ações que assegurem aos estudantes a transposição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores (São Paulo, 2019SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2019. Disponível em: v http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf. Acesso em: 1 jun. 2021. http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/po...
, p. 45, grifo nosso). |
2. Engajamento |
2.1 Relações; compreensão; desenvolvimento; culturas; situações; problemas; reconhecer. |
2.2.1 Dessa maneira, afirma o compromisso com o desenvolvimento dos estudantes em suas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, elencando as competências e as habilidades essenciais para sua atuação na sociedade contemporânea e seus cenários complexos, multifacetados e incertos (São Paulo, 2019, p. 28, grifo nosso). 2.2.2 Teatro contribuem para a contextualização dos saberes e das práticas artísticas. Eles possibilitam compreender as relações entre tempos e contextos sociais dos sujeitos na sua interação com a arte e a cultura (São Paulo, 2019SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2019. Disponível em: v http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf. Acesso em: 1 jun. 2021. http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/po...
, p. 213, grifo nosso). 2.2.3 A infância não se refere apenas a um tempo cronológico, a uma etapa de desenvolvimento, mas, também, a um lugar social e simbólico construído nas diferentes culturas. Por isso, é preciso falar sobre infâncias no plural, respeitando a diversidade das culturas locais (São Paulo, 2019SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2019. Disponível em: v http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf. Acesso em: 1 jun. 2021. http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/po...
, p. 51, grifo nosso). 2.2.4 Seu estudo deve propiciar aos estudantes a compreensão do mundo em que vive, e desenvolver a capacidade de descrever, representar, localizar-se; estudar sua posição e deslocamentos; identificar formas e relações entre elementos de figuras planas e espaciais, desenvolvendo, assim, o pensamento geométrico (São Paulo, 2019SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2019. Disponível em: v http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf. Acesso em: 1 jun. 2021. http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/po...
, p. 321, grifo nosso). |
3. Defesa da Autonomia |
3.1 Vida; diferentes; mundo; atuação; práticas; conhecimento; trabalho; tempos. |
3.2.1 Viver, aprender e se relacionar nesse novo contexto tem exigido, cada vez mais, maior autonomia e mobilização de competências dos sujeitos para acessar, selecionar e construir pontos de vista frente ao volume substancial de informações e conhecimentos disponíveis, para buscar soluções criativas e fazer escolhas coerentes com seus projetos de vida e com o impacto dessas escolhas (São Paulo, 2019SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2019. Disponível em: v http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf. Acesso em: 1 jun. 2021. http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/po...
, p. 29, grifo nosso). 3.2.2 Essa fase da vida não pode ser vista como estanque, mas sim como processo que produz marcas constitutivas da subjetividade, instituindo modos de ser, de estar e de agir no mundo (São Paulo, 2019SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2019. Disponível em: v http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf. Acesso em: 1 jun. 2021. http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/po...
, p. 52, grifo nosso). 3.2.3 Para realizar plenamente o trabalho como professor de Educação Infantil, é imprescindível aprender a interpretar os processos contínuos e compreender as percepções, as ideias e os pensamentos das crianças sobre as ações dos adultos e de seus pares (São Paulo, 2019SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2019. Disponível em: v http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf. Acesso em: 1 jun. 2021. http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/po...
, p. 57, grifo nosso). 3.2.4 Em tempos de tantas e rápidas mudanças, a escola vem se fortalecendo como espaço privilegiado para a experiência do autoconhecimento, da construção identitária e de projetos de vida; para a autoria, a crítica e a criatividade na produção de conhecimentos; e para práticas participativas, colaborativas e corresponsáveis com o âmbito local e planetário (São Paulo, 2019SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2019. Disponível em: v http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf. Acesso em: 1 jun. 2021. http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/po...
, p. 31, grifo nosso). |