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O currículo da classe hospitalar pioneira no Rio Grande do Sul

The curriculum of the pioneer hospital class in Rio Grande do Sul

Este artigo é parte da tese de doutorado que teve como objetivo geral conhecer o currículo da Classe Hospitalar pioneira no Rio Grande do Sul. Para tal intento, a pesquisa trilhou os caminhos metodológicos da abordagem qualitativa, tendo como lanterna sinalizadora a corrente de pensamento fenomenológica. As feituras educacionais desta classe, nomeada como Programa de Apoio Pedagógico (PAP), anunciaram o empoderamento de descendência curricular crítica, contudo, há uma abertura consentida aos pressupostos advogados pela abordagem pós-crítica. A Classe Hospitalar disponibiliza, em seu território de ensino, a aprendizagem de conhecimentos, valores e vivências, professando a tessitura de um currículo impregnado de vida. Portanto, ao longo do projeto educacional da classe pioneira - pautado em contingência emancipatória -, vê-se a observância do respeito à dignidade, aos valores sociais, à produção cognitiva e ao estado clínico-emocional de cada paciente. O aluno como sujeito político, solidário, conhecedor, inventivo, cidadão e livre, eis a entidade sonhada e tencionada pela prática curricular desta Classe Hospitalar pesquisada.

Classe Hospitalar; Currículo; Educação


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