Acessibilidade / Reportar erro

A palavra e as condições da educação escolar

Speech and the conditions of schooling

Resumos

Estudos recentes sobre gestão e resultados escolares apontam a presença do, assim chamado, efeito-professor como um fator associado ao desempenho dos alunos. Desenvolve-se neste texto a premissa de que esses estudos acabam, paradoxalmente, demonstrando a pertinência da reflexão psicanalítica, que aponta para o estatuto da palavra mestre no interior de uma tradição filial professoral como condição necessária à educação escolar.

Palavra Professoral; Psicanálise e Educação; Freud e a Educação; Desejo e Educação; Avaliação Escolar


Recent studies on school management and results have pointed to the relevance of the so-called 'teacher effect' as a factor linked to the performance of pupils. The premise developed in this article is that such studies end up paradoxically demonstrating the relevance of the psychoanalytic reflection, which stresses the status of the teacher's speech within a filial teaching tradition as a necessary condition in school education.

Teacher's Speech; Psychoanalysis and Education; Freud and Education; Desire and Education; School Assessment


  • CAMUS, Albert. Lettre d'Albert Camus à Louis Germain, 19/11/1957. Centre Albert Camus, Aix en Provence (França). Disponível em: <http://www.citedulivreaix.com/Typo3/fileadmin/documents/Expositions/centrecamus/exposuede57.htm>. Acesso em: 05 out. 2012.
  • DOLTO, Françoise. Les Chemins de l'Éducation Paris: Gallimard, 1994.
  • FERREIRA, Aurélio Buarque Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1986.
  • FREUD, Sigmund. Algumas Reflexões Sobre a Psicologia do Escolar. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990 [1914]. Volume 13.
  • GOMES, Candido Alberto. A Escola de Qualidade Para Todos: abrindo as camadas de cebola. Avaliação de Políticas Publicas Educacionais, Rio de Janeiro, n. 13, p. 281-306, jul./set. 2005.
  • KLEIN, Ruben; FONTANIVE, Nilma Santos. Relatório dos Fatores Associados ao Desempenho dos Alunos da Fundação Bradesco 2009. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 2010.
  • LACAN, Jacques. Fonction et Champ de la Parole et du Langage en Psychanalyse. In: LACAN, Jacques. Écrits I Paris. Éditions du Seuil, 1966 [1953]
  • LAJONQUIÈRE, Leandro de. Dos Erros e em Especial Daquele de Renunciar à Educação. Estilos da Clínica, São Paulo, Universidade de São Paulo, v. 2, n. 2, p. 27-43, 1997.
  • LAJONQUIÈRE, Leandro de. Infância e Ilusão (Psico)Pedagógica Petrópolis: Vozes, 1999.
  • LAJONQUIÈRE, Leandro de. Figuras do Infantil Petrópolis: Vozes, 2010.
  • LAJONQUIÈRE, Leandro de. A Mestria da Palavra e a Formação de Professores. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 3, p. 849-865, set./dez. 2011.
  • PATTO, Maria Helena Souza. A Produção do Fracasso Escolar São Paulo: T. A. Queiroz, 1990.
  • POMMIER, Gerard. Comment les Neurosciences Démontrent la Psychanalyse Paris : Flammarion, 2004.
  • SCARTEZINI, Raquel Antunes; VIANA, Terezinha de Camargo. O Efeito-Professor e sua Transmissibilidade. In: COLÓQUIO DO LEPSI IP/FE-USP, O Declínio dos Saberes e o Mercado do gozo, 8., 2010, São Paulo. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032010000100058&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 01 out. 2012.
  • SOARES, Tufi Machado. Influência do Professor e do Ambiente em Sala de Aula sobre a Proficiência Alcançada pelos Alunos Avaliados no SIMAVE-2002. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 28, p. 103-124, jul./dez. 2003.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Jun 2013

Histórico

  • Recebido
    17 Out 2012
  • Aceito
    10 Abr 2013
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br