Resumos
As pressões locais e globais por melhora nas formas de organização social incidiram em políticas públicas que visam garantir o acesso ao ensino superior de parcela da população, outrora desprivilegiada. Este artigo trata dos efeitos que esses processos de inclusão podem gerar. Os dados coletados através de uma etnografia em uma Instituição de Ensino Superior privado foram analisados mediante as noções de identidade e diferença produzidas pelos Estudos Culturais. Considera que os processos de inclusão reforçam e validam as identidades que se adéquam às imposições de consumo e performatividade, características do neoliberalismo, e marcam a diferença por meio de processos sutis de exclusão para aqueles que não se inserem na lógica social vigente.
Inclusão Social; Identidade e Diferença; Formação Inicial; Ensino Superior
The local and global pressures for new forms of social organization have focused on public policies aimed at granting access to higher education to a hitherto underprivileged segment of the population. This article deals with the effects that these inclusion processes can produce. The data collected through an ethnographic study in a private institution of higher education (IHE) were analyzed in the light of the concepts of identity and difference as produced by the field of Cultural Studies. The text proposes that the inclusion processes reinforce and validate only the identities that fit the imposition of consumption and performance characteristic of Neoliberalism, and signal this difference through subtle processes of exclusion of those who do not conform to the prevailing social logic.
Social Inclusion; Identity and Difference; Initial Education; Higher Education
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
06 Out 2014 -
Data do Fascículo
Dez 2014
Histórico
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Aceito
06 Mar 2014 -
Recebido
14 Ago 2013