Resumo em Português:
O presente artigo aborda a escolarização de sujeitos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) a partir de 107 teses e dissertações produzidas no período entre 2000-2012, das diretrizes inclusivas e da hermenêutica-filosófica. Considerando os temas abordados, as questões recorrentes, as lacunas e as epistemologias, são analisadas as concepções de TGD, de escola e escolarização. Como resultados: o incremento dos estudos; a proliferação dos sentidos sobre estes alunos e as possibilidades escolares; a atualização de antigos impasses perante o novo, o diferente. Se, no âmbito dos princípios, são reconhecidas a igualdade e as diferenças, no âmbito das pesquisas ainda persiste a noção do diferente como desigual.Resumo em Inglês:
This article examines the education of subjects with Pervasive Developmental Disorders (PDD) considering 107 theses and dissertations produced between 2000 and 2012, as well as the guidelines for inclusion and the philosophical hermeneutics. The concepts of PDD, school and education are analyzed here considering the subjects under study, the recurring questions, the gaps and the epistemologies. Results obtained include: increased enrollments; the multiplying of meanings regarding these students and the educational possibilities; an update of old dilemmas before the new and the different. If at the level of principles equality and differences are both recognized the notion of different as unequal still remains within the research context.Resumo em Português:
Propomos uma reflexão integradora entre especificidades da síndrome do autismo e possíveis linhas de ação para a inclusão escolar. Discutimos pressupostos históricos e normativos, indicadores de boas práticas, que buscam conjugar qualidade com escolhas pedagógicas. Enfatizamos uma série de novas atenções profissionais, principalmente no que se refere à contínua investigação sobre hipóteses etiológicas do autismo, diagnóstico precoce, assim como prontidão e pluralidade das intervenções educativas e didáticas, que favorecem projetos de inclusão escolar. Analisamos as principais abordagens sobre o autismo, recolhendo elementos essenciais para uma proposta, ou linhas-guia, de inclusão de sujeitos com autismo na escola.Resumo em Inglês:
We propose an integrative reflection between considerations on the specificity of the autism syndrome and possible guidelines for their inclusion at school. We discussed historic and normative assumptions, indicators of good practices that aim at the combination of quality and pedagogical choices. There is an exploration of new professional care, mainly referring to the continuous investigation on etiological hypotheses, early diagnosis, as well as timely and multiplicity of the educational and didactic interventions in autism that favor school inclusion projects We analyze the major approaches on autism, gathering essential elements for a proposal, or guidelines for the inclusion of subjects with autism at school.Resumo em Português:
O texto analisa a experiência italiana de inclusão escolar das pessoas com deficiência, destacando os dispositivos normativos que estabeleceram a transição para um sistema que tem a inclusão como a diretriz fundamental para toda a educação nacional desde os anos de 1970. Na análise, mostra-se a complexidade de instituição de uma política que contempla: a colaboração necessária entre os vários profissionais, a ligação família-escola, a construção de percursos personalizados integrados ao planejamento coletivo para a classe, a formação de professores, a orientação escolar e profissional. Considera-se a educação como parte de um plano de vida da pessoa com deficiência e a construção de seus modos de participar ativamente da vida social.Resumo em Inglês:
In this paper, we analyze the Italian experience in educational inclusion of disabled people. In the study, we highlight the regulatory provisions that established the transition to a system in which, since the 1970s, inclusion has been the fundamental guideline for all national education. The analysis shows the complexities of establishing educational policies comprising the necessary collaboration among different professionals, the connection between family and school, the construction of personalized, integrated ways for the collective planning of the classes, the teachers training, and the academic and professional orientation. Education is considered part of a life plan and the construction of an active participation in social life of disabled people.Resumo em Português:
Os objetivos deste trabalho são descrever e analisar a política de educação especial em curso no município de São Paulo, focalizando três dos sete projetos do Programa Inclui, criado em 2010. A análise, decorrente de fontes documentais, de encontros com profissionais de dois centros especializados, conduzidos nos moldes de grupo focal, e de entrevistas semiestruturadas com profissionais do sistema de ensino que atuam na área, mostra movimentos no município para instituir ações que subsidiem a permanência dos alunos nas classes comuns, pela via da ampliação das ações de suporte pedagógico, de formação específica e continuada e aumento do número de serviços e de agentes de inclusão escolar junto às escolas municipais.Resumo em Inglês:
This work aims to describe and analyze the special education current policy in the city of São Paulo, focusing on three of the seven projects of Programa Inclui, created in 2010. The analysis, resulting from documentary sources (municipal legislation and official reports), meetings with professionals from two specialized centers, organized as focus groups, and semi-structured interviews with education professionals who work in this field indicates changes in the municipality to introduce actions that support the permanence of students in regular classes, by means of the expansion of pedagogical support actions, specific and ongoing training, and increase in the number of services and agents of school inclusion in São Paulo municipal schools.Resumo em Português:
O presente artigo objetiva produzir uma leitura sobre a oferta dos serviços de Educação Especial na Educação Infantil e seus modos de organização no contexto da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria (RME/SM). Como questões norteadoras, indagamos de que forma as reordenações políticas no campo educacional incidem sobre a oferta da Educação Especial na Educação Infantil? Como a leitura de um contexto específico, no caso a RME/SM, sinaliza tais mudanças na oferta da Educação Especial na Educação Infantil? Para fins de análise, foram utilizadas informações do Censo da Educação Básica. Como possíveis leituras, destacamos a necessidade de ampliação das matrículas dos alunos da Educação Especial na Educação Infantil e a oferta dos serviços especializados a essas crianças; um olhar atento para os processos de identificação e diagnóstico e para as ações de preenchimento do Censo Escolar.Resumo em Inglês:
This article aims to produce a reading about the offer of Special Education in Early Childhood Education and its modes of organization in the context of the Municipal School Network of Santa Maria (RME/SM). As the guiding questions, we asked how does political realignment in the educational field focus on the provision of Special Education in Early Childhood Education? How does the reading of a specific context, as RME/SM, indicate such changes in the provisions of Special Education in Early Childhood Education? For analysis purposes, information from the Basic Education Census was used. As possible readings, we highlight the need to increase the enrollment of Special Education students in Early Childhood Education and the provision of specialized services to these children, as well as to have a closer look at the processes of identification and diagnosis and at the filling the School Census.Resumo em Português:
O texto tem como eixo de discussão perguntas frequentes direcionadas a pesquisadores que buscam na pesquisa-ação colaborativo-crítica sustentação teórico-metodológica para realização de seus estudos. Toma como espaço de discussão o contexto social da Educação e dialoga com as teorizações de Barbier, Santos e Morin para problematizar a natureza do conhecimento e dos resultados constituídos. Entende a perspectiva da pesquisa-ação colaborativo-crítica como abordagem investigativa, epistemológica e política de produção de conhecimento para educar na diferença e como aporte para a formação docente. Discute o delineamento da questão de investigação, a constituição do pesquisador coletivo, a implicação e os resultados em pesquisa-ação.Resumo em Inglês:
This paper aims at discussing frequent questions asked by researchers who seek collaborative critical action research as the theoretical-methodological basis for their studies. It takes place in the education social setting and is based on theories by Barbier, Santos, and Morin to question the nature of knowledge and its constituent results. The investigation understands the collaborative critical action research as an investigative, epistemological, and political approach to produce knowledge for educating in the difference and as a support to teacher's education. It discusses the design of the research question, the constitution of the collective researcher, and the implications and results in action research.Resumo em Português:
O objetivo do trabalho é analisar a escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais por meio dos dados oficiais do poder público sobre o acesso e permanência desta população na Educação Básica. Para tanto, são utilizados microdados do Censo da Educação Básica brasileira e do Paraná no ano de 2012. As análises apontam, a despeito da implantação da política de educação inclusiva, que: formas de atendimento segregado ainda estão marcadamente presentes no Paraná; a concentração de matrículas ocorre nas primeiras séries do ensino fundamental, com ampla defasagem idade/série e o baixo número de matrículas no atendimento educacional especializado.Resumo em Inglês:
The objective of the work is to analyze the schooling of students with special educational needs by means of governmental official data about the access and permanence of this population in the K-12 education. Thus, microdata from the Brazilian Basic Education Census and from Paraná (2012) are used. The analysis shows that, in spite of the implementation of the inclusive education policy, modes of segregated service still are strongly present in Paraná, enrollment concentrates around the initial grades of the K-12 education, with wide age/grade discrepancy, and a low number of enrollments for specialized educational services.Resumo em Português:
Este estudo tem como foco a educação escolar de pessoas com deficiência. Investigou-se a trajetória escolar de professores universitários, com o objetivo de compreender influências sobre desempenho escolar e identificar razões da distinção que os tornou minoria dentre os milhares de outras pessoas com deficiência que não atingem tal patamar de educação formal e profissionalização. O estudo tem como base teórica os trabalhos de Bourdieu. Optou-se por trabalhar com procedimentos metodológicos de entrevista, questionário e análise de documentos biográficos. Participaram desta pesquisa três professores. O estudo indica que a valorização familiar pelo estudo, a condescendência da instituição escolar e a distribuição do capital cultural objetivado são indicativos do desempenho escolar e profissional destes sujeitos.Resumo em Inglês:
This study focuses on the school education of disabled people. We explored the school path of university teachers in order to understand influences on their scholar performance and to identify the distinctive reasons that made of them a minority among thousands of other disabled people who were not able to achieve such levels of formal education and professionalization. The study is mainly based on Bourdieu's theoretical works. Our methodological procedures were interviews, questionnaires, and analysis of biographical documents. Three teachers participated in the research. This study shows that the family's appreciation of study and school, the condescension of the school institution, and the distribution of the aimed cultural capital are the indicatives of academic and professional performance of these subjects.Resumo em Português:
A inclusão de pessoas com deficiência nos diferentes âmbitos - escolar, social e laboral, tem sido objeto de discussão, mas aparentemente poucos avanços foram contabilizados no Brasil. Nas diferentes dimensões da inclusão, novos desafios são pautados por velhos obstáculos e estigmas. A inclusão em níveis diferentes da educação básica formal revela-se como uma realidade ainda distante. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise teórica a partir da pesquisa iniciada no âmbito da inclusão do mercado de trabalho, cujo foco é observar soluções utilizadas nestes ambientes através das tecnologias assistivas, que permitam não só incluir as pessoas com deficiência, mas qualificar e incrementar o seu desenvolvimento profissional. Tal pesquisa objetiva organizar e divulgar soluções em uma Biblioteca Virtual, possibilitando o livre acesso e facilitando a busca e recuperação da informação.Resumo em Inglês:
The inclusion of people with disabilities in different environments - school, social, and labor - has been discussed, but apparently few advances were made in Brazil. In the different dimensions of inclusion, new challenges are marked by old barriers and stigmas. The inclusion at different levels of the formal K-12 education is a distant reality yet. This paper aims to present a theoretical analysis from the research undertaken about the inclusion in the labor market, focusing on the observation of solutions used in these environments by means of assistive technologies, allowing not only the inclusion of people with disabilities, but also the qualification and improvement of their professional development. This research aims to organize and promote solutions in a virtual library, providing free access and making it easy to search and retrieve information.Resumo em Português:
Este artigo apresenta o perfil de professores de redes municipais e identifica aspectos que, segundo eles, devem nortear os processos de formação contínua. A pesquisa desenvolveu-se junto a 533 professores de escolas públicas de 10 municípios do Estado de São Paulo. A abordagem metodológica foi quantitativa, do tipo survey descritivo. Usamos um questionário para coleta dos dados empíricos e a análise de conteúdo para categorização das informações. Constatamos aspectos significativos que podem nortear propostas de políticas de formação contínua, partindo das necessidades e expectativas docentes, procurando articular a teoria e a prática. Tais aspectos são relevantes para que a formação contínua cumpra efetivamente o seu papel.Resumo em Inglês:
This article presents the profile of municipal teachers and identifies aspects that, according to them, should guide the continuing education processes. The survey was developed with 533 public school teachers from 10 municipalities of the State of São Paulo. The methodological approach used was quantitative, of the descriptive survey type. We used a questionnaire to collect empirical data and content analysis to categorize the information. We found significant aspects that can guide continuing education policy proposals, based on the teachers' needs and expectations, trying to articulate theory and practice. These aspects are relevant for the effective fulfilling of the continuing education role.Resumo em Português:
O artigo foi construído a partir de pesquisa com quatro sujeitos adultos, leitores e produtores de texto, que tiveram uma infância vulnerável. O objetivo foi descrever e analisar as condições que lhes possibilitaram obterem sucesso em seu processo de alfabetização e se envolverem com práticas sociais de leitura e escrita. As verbalizações foram organizadas em núcleos temáticos, a partir dos quais se reconstruíram as histórias de cada um. Observou-se que todos relataram histórias muito significativas na área da leitura durante a infância. No artigo, as análises são representadas pela história de um dos quatro sujeitos e os dados são analisados a partir da abordagem histórico-cultural.Resumo em Inglês:
This article was built from a research with four adult readers and text producers who had a vulnerable childhood. The aim was to describe and analyze the conditions that allowed them to succeed in their literacy process and engage with the social practices of reading and writing. The verbalizations were organized into thematic units, from which the stories of each one were reconstructed. It was observed that all of them reported very significant stories referring to reading during their childhood. The analyses are represented in the paper by the story of one of the four subjects. Data is analyzed by historical-cultural approach.Resumo em Português:
Considerando a perspectiva situada e triádica da cognição humana e os conceitos de comprometimento conjunto, normatividade e situatividade, abordam-se os fatos e personagens presentes no filme Entre os muros da escola, em especial o comportamento da personagem-aluna Esmeralda. Observa-se a interação entre alunos e professores em termos do seu objetivo, o qual, diferentemente da idealização que supõe o aprendizado como a finalidade do ensino, mostra-se estar voltado para a aprovação; essa diferenciação acarreta o entendimento de que os reais papéis e ações das pessoas em sala de aula diferenciam-se muito dos que têm sido idealizados na sociedade. Tais postulações são comentadas em relação ao ensino do português como língua materna no Brasil.Resumo em Inglês:
Considering the triadic and situated perspective of human cognition and the concepts of joint commitment, normativity and situativity, we approach the facts and characters presented in the film The Class, specially the behavior of the student-character called Esmeralda. The interaction between students and teachers is observed in terms of its purpose, which, differently from the idealization that the goal of teaching is learning, is shown to be focused on approval. This differentiation brings about the understanding that people's real roles and actions in the classroom are very distinct from what is idealized for them in our society. Such assumptions are commented on when it comes to the teaching and learning of Portuguese as a mother tongue in Brazil.Resumo em Português:
O trabalho analisa a operacionalização do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), entre 2007 a 2009, no contexto das finanças públicas municipais de Campo Grande. Trabalhou-se com a legislação educacional, Balanços Consolidados Municipais, dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e a literatura pertinente à temática. Constatou-se que a execução do Fundeb no município ampliou suas receitas de impostos por meio das transferências do fundo estadual para o municipal. O aumento de receitas de impostos não se expressou diretamente no valor do custo/aluno/ano e nos salários docentes no período no município.Resumo em Inglês:
The paper analyzes the operationalization of the Fund for the Development of Basic Education and Appreciation of the Teaching Profession (Fundeb) within the context of the municipal public finances of Campo Grande, from 2007 to 2009. The documents investigated include the educational legislation, the Municipal Consolidated Balance Sheets, data from the Anísio Teixeira National Institute of Educational Studies and Research, and the relevant literature. The execution of the Fundeb in Campo Grande significantly increased the tax revenues due to the state fund transfers. The increase in tax revenue was not directly expressed in the value of cost/pupil/year or in the salaries of the municipal teachers in the period.Resumo em Português:
O objetivo deste artigo é discutir as possibilidades e desafios do ensino de língua estrangeira na escola pública brasileira. Em um momento social, econômico e político em que o governo se mostra interessado na aprendizagem (urgente) de línguas estrangeiras na escola pública, acirra-se ainda mais a disputa entre duas metodologias que se pretendem ideais: de um lado, o ensino com foco na leitura; do outro, o ensino das competências escritas e orais da língua. A partir da chamada abordagem comunicativa e dos documentos oficiais nacionais, aponta-se para uma desconstrução dessa disputa entre metodologias, indicando possibilidades de trabalho efetivo à luz dos documentos oficiais e de uma ressignificação da abordagem comunicativa.Resumo em Inglês:
The purpose of this article is to discuss the possibilities and challenges of foreign language teaching in Brazilian public schools. In a social, economic, and, political moment in which the government is interested in students' (urgent) learning of foreign languages in public schools, the dispute between two methodologies increases: on the one hand, a focus on teaching reading; on the other, the teaching of written and oral language competences. Starting the discussion with the so-called communicative approach and the official national documents, this text points to the deconstruction of this dispute between methodologies, indicating possibilities of actual work in the light of the official documents and a resignifying of the communicative approach.Resumo em Português:
O artigo analisa as mutações econômicas que o ensino superior privado tem passado nos últimos anos e, em particular, suas implicações sobre o perfil das instituições e a qualidade da educação. Nele, mostra-se como sua atual dinâmica expansiva tem favorecido a proliferação de capital estrangeiro e especulativo na composição acionária das holdings criadas para o controle de diversas instituições de ensino superior (IES), a oligopolização no setor, o incentivo dos recursos estatais e a crescente substituição da responsabilidade do estado pela dos próprios estudantes (e suas famílias) em relação ao custeio dos estudos nesse nível educacional. Por fim, expõe algumas implicações desse processo na qualidade da educação ofertada.Resumo em Inglês:
The article analyses the economic changes that the private higher education has passed in recent years and, in particular, its implications on the profile of the institutions and the quality of education. It shows how its current expansive dynamics has favored the proliferation of foreign and speculative capital in the ownership breakdown of holdings created for controlling of several higher education institutions (HEIs), the oligopolization in the sector, the incentive from state resources, and the increasing substitution of the state responsibility by the students themselves (and their families) in relation to the funding of studies in this educational level. Finally, some implications of this process on the quality of education are offered.