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ASPECTOS FORMATIVOS E SOCIO-CONSTITUTIVOS A PARTIR DA TRÍADE “CORAÇÃO, CABEÇA E MÃOS” EM J. H. PESTALOZZI E NO FILME METRÓPOLIS, DE FRITZ LANG

FORMATIVE AND SOCIO-CONSTITUTIVE ASPECTS FROM THE “HEART, HEAD AND HANDS” IN J. H. PESTALOZZI AND THE FRITZ LANG´S METROPOLIS

ASPECTOS FORMATIVOS Y SOCIO-CONSTITUTIVOS A PARTIR DE LA TRÍADE "CORAZÓN, CABEZA Y MANOS" EN J. H. PESTALOZZI Y EN LA PELÍCULA METROPOLIS DE FRITZ LANG

RESUMO:

À luz da nova onda de movimentos nacionalistas que desponta hoje em diversas partes do mundo e também, em particular, no Brasil, este artigo propõe-se a debater comparativamente a dimensão totalizante da célebre tríade formativa do pedagogo alemão Johann Heinrich Pestalozzi, “coração, cabeça e mãos”, bem como a sua reapropriação posterior no filme Metrópolis, de Fritz Lang. Para realizar a aproximação entre a proposta de Pestalozzi e o filme de Lang, o presente artigo divide-se em dois momentos fundamentais, voltando-se, primeiramente, para a concepção teórica da tríade “coração, cabeça e mãos”, e, a seguir, para a análise de Metrópolis, enfatizando a sua releitura da tríade formativa aqui em pauta. O que se espera mostrar, em linhas gerais, é tanto o uso conservador a que se submete a fórmula de Pestalozzi quanto a possibilidade de sua reapropriação parcial ou integral para naturalizar desigualdades e censurar o desejo de debatê-las, gesto característico de nosso tempo.

Palavras-chave:
Educação; Nacionalismo; Pestalozzi; Fritz Lang; Metrópolis

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