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A TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO EM DEBATE: ESTARIA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA REABILITANDO O ENSINO TRADICIONAL?

KNOWLEDGE TRANSMISSION IN DEBATE: MIGHT CRITICAL-HISTORICAL PEDAGOGY REHABILITATE TRADITIONAL TEACHING METHODS?

LA TRANSMISIÓN DEL CONOCIMIENTO EN DEBATE: ¿ESTARIA LA PEDAGOGÍA HISTÓRICO-CRÍTICA REHABILITANDO LA ENSEÑANZA TRADICIONAL?

RESUMO:

O artigo se propõe a aprofundar o debate acerca da defesa da transmissão dos conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos reivindicada pela pedagogia histórico-crítica no atual contexto político-cultural de obscurantismo e ataques à razão. Com base em investigação teórico-conceitual de tipo bibliográfica, explora as diferenças entre a proposição histórico-crítica e os métodos tradicionais de ensino, sustentando que o combate às pedagogias não-diretivas não outorga um movimento de reabilitação da pedagogia tradicional, marcada pela prevalência do método indutivo, pelo verbalismo e pela apreensão acrítica da relação escola-sociedade. Conclui-se que a pedagogia histórico-crítica conserva o princípio da transmissão do conhecimento para todos, mas, uma vez que baseia em outra concepção de conhecimento, realiza-se a partir de outro método e subordina-se a outra finalidade, tal princípio é requalificado, vislumbrando a práxis. Postula-se, enfim, a compreensão da transmissão de conhecimento como princípio de esfera ontológica - e não didática ou operacional - do processo educativo.

Palavras-chave:
Educação escolar; Teoria pedagógica; Transmissão de conhecimentos; Pedagogia histórico-crítica

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