RESUMO:
O estudo analisou práticas de ensino da leitura e da escrita em duas turmas do último ano da Educação Infantil: uma pertencente à rede pública de ensino da cidade do Recife/PE (Brasil) e outra localizada em Paris (França). Buscou-se analisar mais especificamente o trabalho voltado para a apropriação da escrita alfabética a partir das atividades de leitura e escrita desenvolvidas em sala de aula. Como procedimentos metodológicos, foram realizadas observações do cotidiano escolar, entrevistas com as duas professoras e atividades de escrita de palavras com os alunos. A análise dos dados indicou que as docentes organizavam o seu trabalho pedagógico de modo a privilegiar a leitura e exploração de textos que faziam parte do universo infantil, e o desenvolvimento de atividades diversificadas e lúdicas que levavam os alunos a refletirem sobre os princípios da escrita alfabética. Quanto aos conhecimentos das crianças sobre a escrita alfabética, a maioria dos alunos das duas turmas concluiu o ano estabelecendo relações entre a escrita e a pauta sonora das palavras.
Palavras-chave:
Educação Infantil; Alfabetização; Leitura e escrita; Práticas de ensino