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SMARPHONES NAS SALAS DE AULA DA GRADUAÇÃO: MOTIVAÇÕES, REGRAS E CONSEQUÊNCIAS

RESUMO:

O crescimento no uso de smartphones ou celulares inteligentes é notável e atinge inúmeras esferas da vida social, uma delas é a universidade. Nagumo (2014) e Selwyn (2014) apontam que há poucas pesquisas voltadas a entender como dispositivos tecnológicos, como os celulares, são utilizados nas instituições de ensino; acrescenta-se a isso, a recente implementação da rede internacional de acesso à internet, eduroam, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Nesse contexto, a pesquisa à qual este resumo se refere tem como objetivos conhecer as motivações de uso de smartphones por parte de discentes do Departamento de Letras Vernáculas (DLEV) e Letras Estangeiras (DLES), e analisar possíveis regras e consequências de uso dos smartphones durante as aulas na UFS. A metodologia qualitativa de cunho analítico-interpretativo seguiu o procedimento proposto por Freeman (1998)FREEMAN, D. Doing Teacher Research: from inquiry to understanding. Boston: Heinle Cencage Learning, 1998. que inclui codificar, agrupar, estabelecer relações e exibição dos dados (displaying). Trata-se de uma pesquisa cujos resultados e conclusões indicam que a maior parte dos alunos pesquisados utiliza smartphones tanto para fins acadêmicos, quanto para entretenimento. As regras e consequências da sala de aula, porém, desmotivam o uso dos dispositivos por estarem relacionadas a punições. Similarmente, a rede eduroam desestimula o uso dos aparelhos, por apresentar barreiras para a conexão à internet.

Palavras-chave:
Smartphones; Ensino Superior; regras; consequências; motivação

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