Acessibilidade / Reportar erro

DESAFIOS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NO CONTEXTO INCLUSIVO: DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES

CHALLENGES IN THE EDUCATIONAL PROCESS OF CHILDREN WITH AUTISM IN INCLUSIVE SETTING: GUIDELINES FOR CONTINUING EDUCATION IN THE TEACHERS’ VIEW

DESAFÍOS EN EL PROCESO EDUCATIVO DE NIÑOS CON AUTISMO EN UN ENTORNO INCLUSIVO: DIRECTRICES PARA LA EDUCACIÓN CONTINUA EN LA VISIÓN DE LOS MAESTROS

RESUMO:

Este estudo investigou as principais dificuldades, os desafios e as barreiras diárias enfrentados por professores de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em situação de inclusão na escola comum. Participaram 19 professores cujos alunos com diagnóstico médico prévio de TEA são incluídos em escolas regulares e públicas de Pelotas/RS. Os dados foram coletados através de um roteiro de entrevistas semiestruturado e analisados a partir da análise de conteúdo. Os resultados apontam para a necessidade de fornecer atividades de formação continuada que sejam menos gerais e mais focadas nas necessidades dos professores, sobretudo quanto aos aspectos comportamentais (como lidar) e pedagógicos (como ensinar e avaliar) para, assim, criar condições favoráveis à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos com TEA no ambiente inclusivo.

Palavras-chave:
inclusão; autismo; formação continuada de professores

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br