RESUMO:
Apresentamos os resultados de um estudo de revisão do tipo estado do conhecimento de pesquisas sobre a implementação de políticas e programas educacionais publicadas no Brasil em periódicos do campo temático de Políticas Públicas. Duas questões nortearam os objetivos específicos deste mapeamento: se as políticas e os programas educacionais têm se constituído como objeto de pesquisa dos estudos de implementação do campo de Políticas Públicas e quais as principais abordagens utilizadas pelos pesquisadores da área nessas investigações. Trata-se de um trabalho documental e bibliográfico, constituído por um levantamento dos artigos publicados em periódicos nacionais qualificados no estrato A1 do Qualis Periódicos (Capes) nas áreas do conhecimento Ciência Política, Sociologia e Administração Pública. Os principais resultados apontam que, apesar de ainda pouco analisada, se comparada às políticas da área da saúde e da assistência social, a implementação de políticas e programas educacionais tem crescido dentre os objetos de pesquisa do campo de Políticas Públicas. Apontam também uma dupla tendência entre esses estudos: aqueles que são produzidos vinculados aos referenciais teóricos e conceituais do campo de Políticas Públicas e outros que não demonstram uma interface do ponto de vista teórico-conceitual com esse campo.
Palavras-chave: política pública; política educacional; implementação; educação; estado do conhecimento