Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO NO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DE UM CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

EVALUACIÓN DE FORMACIÓN DEL CURSO TÉCNICO EN ENFERMERÍA DE UN CENTRO ESTATAL DE FORMACIÓN PROFESIONAL

RESUMO:

Avaliar a formação dos trabalhadores Técnicos em Enfermagem é uma necessidade para entender como esta formação se relaciona com a atuação profissional. Neste trabalho, objetivou-se traçar o perfil dos egressos de uma escola técnica; identificar como avaliam o processo ensino-aprendizagem realizado no curso; avaliar, na perspectiva dos egressos, a formação vivenciada em relação a sua atuação profissional. Estudo exploratório descritivo, com dados quantitativos distribuídos conforme frequência absoluta e relativa e qualitativos submetidos à análise de conteúdo. Participaram 128 egressos, 92,97% mulheres; 34,37 % casadas; 77,34% com menos de 40 anos; 64,07% conseguiram trabalho em até seis meses após o fim do curso; 40,63% estão empregados no serviço privado; a maioria das disciplinas foram consideradas suficientes para atuação profissional, com percentuais acima de 80%. Sistematizaram-se as temáticas: a formação técnica é passaporte para a inserção no mundo do trabalho; da formação técnica à formação humana integral; do papel dos professores na formação e coisas que poderiam ser diferentes no Curso Técnico em Enfermagem. A formação, na perspectiva dos egressos, foi suficiente e determinante em suas vidas para inserção e permanência no trabalho, demonstrando a importância de espaços públicos de formação técnica em enfermagem.

Palavras-chave:
Educação Técnica em Enfermagem; Educação Profissionalizante; Avaliação do Ensino

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br