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PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO E ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM PARALISIA CEREBRAL: METANÁLISE EM ALGUMAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS

PROPUESTAS DE EDUCACIÓN Y ENSEÑANZA DE MATEMÁTICA PARA ESTUDIANTES COM PARÁLISIS CEREBRAL: METANÁLISIS EM ALGUNAS PRODUCCIONES ACADÉMICAS

RESUMO:

Este artigo aborda estudos que articulam Educação e ensino da Matemática para estudantes com paralisia cerebral (PC). Objetiva identificar os principais resultados de pesquisas realizadas no período de 2000 a 2018 e, por meio de uma metanálise, responder à questão: nas produções na área de Educação e de ensino da Matemática voltadas para estudantes com paralisia cerebral, como é explicitada a participação dos estudantes, quais os objetivos e procedimentos metodológicos utilizados e quais as características dos resultados alcançados? Uma Análise Textual Discursiva das produções selecionadas em bases de dados digitais evidencia oito categorias finais emergentes: aprendizagem; formação profissional; mudanças de concepções; relevância do tema; tecnologia no ensino; Matemática e contextualização; proposta individualizada; atendimento especializado. Essa análise mostra que produções nacionais têm foco na formação de professores, enquanto produções europeias ou estadunidenses preocupam-se com a avaliação da capacidade cognitiva do estudante, apontando para a necessidade de integrar os dois focos, professor e estudante.

Palavras-chave:
Educação Matemática; Ensino da Matemática; Paralisia Cerebral

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