Acessibilidade / Reportar erro

OS TRABALHADORES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA NA SEGUNDA REPÚBLICA1 1 Neste escrito, utilizamos a noção de Segunda República para o período de 1930 a 1945, divergindo de uma historiografia que, de modo geral, apresenta o período como “Era Vargas”, presente também nos livros didáticos analisados. (1930-1945)

THE WORKERS IN THE DIDACTIC BOOK OF HISTORY IN THE SECOND REPUBLIC (1930-1945)

TRABAJADORES EN LIBROS DIDÁCTICOS DE HISTÓRIA EN LA SEGUNDA REPÚBLICA (1930-1945)

Resumo:

O escrito objetivou analisar como as relações de trabalho são apresentadas nos livros didáticos de História (atuais), utilizados pelos professores de História nas escolas públicas estaduais e municipais brasileiras. Nos últimos 20 anos, vem ocorrendo a distribuição de livros por meio de uma política de Estado, que ocasionou o surgimento de um mercado editorial extremamente rentável, disputado por várias editoras. A cada três anos, os livros são substituídos por novos, e são os professores, de modo geral, que escolhem aqueles a serem utilizados no triênio seguinte. O estudo fundamentou-se na História Social do Trabalho, elegendo como fontes de pesquisa a produção bibliográfica sobre o período e a análise de cinco livros didáticos utilizados pelos professores de História das escolas públicas municipais e estaduais em todo o território nacional, no triênio 2017-2019, buscando analisar como os trabalhadores foram abordados nesses livros.

Palavras-chave:
Trabalhadores; Livros didáticos; Segunda República

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br