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ENSINO ENCANTADO DE CIÊNCIAS: APORTES DECOLONIAIS DAS MACUMBAS E ENCRUZILHADAS

LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS ENCANTADA: APORTE DECOLONIAL DE MACUMBAS Y ENCRUCIJADA

RESUMO:

O conceito de colonialidade repercute a presença dos padrões racistas de poder do colonialismo na realidade contemporânea. Tendo por base a Epistemologia das Macumbas e a Pedagogia das Encruzilhadas - pensadas por Luiz Rufino e Luiz Antônio Simas -, propomos o ensino encantado de ciências: uma possibilidade de transgressão da colonialidade por meio do ensino de ciências. Primeiro, posicionamos a obra de Simas e Rufino dentro do pensamento decolonial. Em seguida, discutimos os fundamentos da Epistemologia das Macumbas e da Pedagogia das Encruzilhadas, com destaque para os conceitos de encantamento e cruzo. Como conclusão, propomos o ensino encantado de ciências como projeto pautado na crítica à ocidentalidade e na construção da interculturalidade a partir das macumbas brasileiras.

Palavras-chave:
decolonialidade; Epistemologia das Macumbas; Pedagogia das Encruzilhadas; ensino de ciências

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