Acessibilidade / Reportar erro

PANDEMIA, MATERNIDADE E CIÊNCIA: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES DE CIENTISTAS MÃES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA1 1 Artigo publicado com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq/Brasil para os serviços de edição, diagramação e conversão de XML.

PANDEMIA, MATERNIDAD Y CIENCIA: EXPERIENCIAS Y REFLEXIONES DE MADRES CIENTÍFICAS DE LA UNIVERSIDAD FEDERAL DE LA PAMPA

RESUMO:

O contexto pandêmico, transformou a realidade social e as relações interpessoais, principalmente por meio das medidas de isolamento e distanciamento social, necessárias para a contenção do vírus. Com o trabalho remoto e a intensificação do convívio familiar, acentuaram-se as desigualdades de gênero relacionadas à divisão sexual do trabalho, que sobrecarrega as mulheres diante da desigual responsabilização pelos cuidados com a vida privada. O presente artigo, de natureza qualitativa exploratória, objetiva, a partir do uso de questionários, investigar de que forma a pandemia impactou a carreira das cientistas mães docentes da Universidade Federal do Pampa, analisando como essas pesquisadoras conciliam o ensino remoto e as demais demandas da carreira científica com a maternidade. Percebemos, por meio da pesquisa, que a pandemia impactou não somente a carreira, mas também a saúde mental e física das participantes, na medida que as sobrecarregou para além das demandas profissionais, como também com as demandas do âmbito privado, como o cuidado doméstico e das(os) filhas(os), assumidas majoritariamente por elas.

Palavras-chave:
Pandemia; Ciência; Mulheres; Maternidade

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br