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O CONCEITO DE CURRÍCULO PÓS-CRÍTICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE GEOFILOSÓFICA1 1 Artigo publicado com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq/Brasil para os serviços de edição, diagramação e conversão de XML.

EL CONCEPTO DE CURRÍCULO POST-CRÍTICO EN EDUCACIÓN FÍSICA: UN ANÁLISIS GEO-FILOSÓFICA

RESUMO:

O presente estudo visa problematizar o conceito de pós-criticidade nos usos curriculares no campo da Educação Física escolar. Para tanto, utilizamos as teorizações advindas tanto do campo filosófico quanto do educacional, bem como seus efeitos nas discussões epistemológicas do componente supracitado. Como método de trabalho, tomamos como inspiração o conceito de geofilosofia a partir dos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari (Deleuze; Guattari, 2010). Em um primeiro momento, a partir de sua territorialização no campo curricular e reterritorialização na Educação Física, destacamos as condições de imanência e as potencialidades do conceito em pauta para, em seguida, desterritorializá-lo, apontando os riscos que acompanham pensamentos classificatórios. Como reflexão final, lançamos a proposta de uma radicalização do processo diferencial na produção curricular, posicionando todas as criações propositivas minoritárias no âmbito da Educação Física como importantes para uma sociedade mais justa e menos violenta, sendo necessária a continuidade dos trabalhos que evitem reducionismos e sectarismos.

Palavras-chave:
currículo; pós-crítico; geofilosofia

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