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POR UMA DIDÁTICA CLÍNICA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NAS LICENCIATURAS

RESUMO:

Este artigo parte de uma pesquisa de doutorado que desenvolve a tese de que a formação anterior do(a) professor(a) em Psicologia deixa marcas que influenciam sua ação no ensino de Psicologia da Educação nos cursos de Licenciatura, praticando o que denominamos didática clínica. Neste texto, o objetivo é colocar em discussão essa prática para o ensino de Psicologia da Educação, discutindo temas que contribuem para a reflexão sobre a necessidade de ministrar clinicamente, mesmo que ainda didaticamente, os conteúdos da referida disciplina. Abordaremos, portanto, o uso da didática clínica para o ensino de Psicologia, a formação docente e a dimensão socioafetiva nessa formação, pois a conclusão que delineamos é que, nessa disciplina, não basta trabalhar somente na perspectiva técnica, mas também na formação pessoal do sujeito-aluno, futuro professor, para a prática na sala de aula, no mundo atual.

Palavras-chave:
Psicologia da Educação; Formação docente; Didática clínica.

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