Mittelmeier et al. (2017MITTELMEIER, J. et al. The influence of internationalised versus local content on online intercultural collaboration in groups: A randomised control trial study in a statistics course. Computers & Education, v. 118, p. 82-95, Mar. 2017. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2017.11.003 https://doi.org/10.1016/j.compedu.2017.1...
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Os autores buscaram incentivar a participação da CSCL através da internacionalização do conteúdo acadêmico on-line utilizado para atividades colaborativas. No estudo, a participação de estudantes em nível individual e em grupo foi comparada a uma tarefa colaborativa on-line, que concluiu que a internacionalização do conteúdo on-line pode incentivar a participação no nível individual e diminuir a disparidade de participação em pequenos grupos. |
Wihlborg et al. (2017WIHLBORG, M. et al. Facilitating learning through an international virtual collaborative practice: A case study. Nurse Education Today, v. 61, p. 3-8, 2017. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2017.10.007 https://doi.org/10.1016/j.nedt.2017.10.0...
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Os autores trabalharam a promoção do aprendizado de estudantes e educadores através de colaboração virtual e a abordagem de criação de significado, todos a favor da incorporação de um entendimento mais amplo sobre determinado tema. O projeto desenvolvido estabeleceu uma troca virtual de colaboração internacional, utilizando o software de gerenciamento de cursos Moodle e a tecnologia de acesso aberto Adobe Connect, bem como desenvolveu possibilidades para lidar com os desafios e para encontrar estratégias para um futuro sistema de ensino superior que abre diálogos em todo o mundo. |
Hyett et al. (2018HYETT, N. et al. Trialing Virtual Intercultural Learning With Australian and Hong Kong Allied Health Students to Improve Cultural Competency. Journal of Studies in International Education, v. 23, n. 3, p. 389-406, 2018. https://doi.org/10.1177/1028315318786442 https://doi.org/10.1177/1028315318786442...
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Visando explorar a aprendizagem de competências culturais e utilizando uma tecnologia acessível e de baixo custo, através da ferramenta Skype, uma atividade de aprendizagem intercultural virtual com estudantes de graduação permitiu que eles praticassem e aprendessem habilidades de comunicação intercultural e obtivessem maior conscientização e valorização da diversidade. Segundo os autores, o uso de tecnologias virtuais apresentou novos espaços para a internacionalização e facilitou a interação e a aprendizagem intercultural. |
Stanway et al. (2019STANWAY, B. R. et al. Tensions and Rewards: Behind the Scenes in a Cross-Cultural Student-Staff Partnership. Journal of Studies in International Education, v. 23, n. 1, p. 30-48, 2019. https://doi.org/10.1177/1028315318813199 https://doi.org/10.1177/1028315318813199...
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Os autores apresentaram uma avaliação da participação de estudantes internacionais como parceiros em uma inovação de internacionalização, que envolveu a incorporação de uma plataforma de mídia social chinesa em um módulo de aprendizado de pós-graduação, com o objetivo de formar uma ponte transcultural para melhor conectar acadêmicos e equipes de suporte à aprendizagem. A inclusão de um foco de internacionalização do currículo para os alunos engajados como parceiros proporcionou benefícios únicos, pois a parceria se desviou do padrão de privilegiar ainda mais os privilegiados. |
Bason, May e Lafountaine (2018BASON, T.; MAY, A.; LAFOUNTAINE, J. Exploring the attitudes of students undertaking sports degrees towards online international learning. Motriz. Revista de Educacao Fisica, v. 24, n. 3, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/s1980-657420180003e000818 https://doi.org/10.1590/s1980-6574201800...
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Segundo os estudiosos, uma forma de desenvolver experiências de aprendizagem internacional dos estudantes universitários ocorre através da internacionalização virtual, que pode ser promovida através do uso de programas de aprendizagem internacional on-line. Os autores investigaram o uso desses programas para aprimorar a experiência internacional de estudantes universitários e concluíram que projetos de mobilidades virtuais oferecem um método viável para dar aos alunos experiência internacional. |
Pouromid (2019POUROMID, S. Towards multimodal interactions in the multilingual EFL classroom: Lessons from a COIL experience. Indonesian Journal of Applied Linguistics, v.8, n. 3, p. 627-637, 2019. https://doi.org/10.17509/ijal.v8i3.15262 https://doi.org/10.17509/ijal.v8i3.15262...
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O autor analisou dados coletados de intercâmbios interculturais audiovisuais de estudantes envolvidos em um programa COIL. Conforme ele, como um componente indispensável da IeC, a pedagogia da língua estrangeira tem a responsabilidade de equipar os estudantes das instituições de ensino superior com competência intercultural, a fim de lhes dar a capacidade de se comunicarem na língua-alvo. |
Harrison et al. (2018HARRISON, R. A. et al. The experience of international postgraduate students on a distance-learning programme. Distance Education, v. 39, n. 4, p. 480-494, 2018. https://doi.org/10.1080/01587919.2018.1520038 https://doi.org/10.1080/01587919.2018.15...
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Os autores apresentaram uma compreensão mais profunda da experiência do aprendizado de estudantes internacionais em um ambiente de aprendizado a distância on-line. Programas de ensino a distância on-line no ensino superior permitem que os acadêmicos permaneçam em seu país domiciliar para estudar em instituições sediadas em outros países. Os resultados destacaram a necessidade desses programas considerarem plenamente os contextos individuais dos alunos, independentemente de onde eles estejam no mundo. |
Gemmell et al. (2015GEMMELL, I. et al. Internationalisation in online distance learning postgraduate education: a case study on student views on learning alongside students from other countries. Innovations in Education and Teaching International, v. 52, n. 2, p. 137-147, 2015. https://doi.org/10.1080/14703297.2014.881264 https://doi.org/10.1080/14703297.2014.88...
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Os autores apresentaram um estudo de caso que descreve os pontos de vista dos acadêmicos sobre o aprendizado ao lado de estudantes de diferentes países em um programa de mestrado em saúde pública on-line. Concluíram que o uso estratégico de uma ampla gama de ferramentas e tecnologias de aprendizagem que aumentam o trabalho colaborativo, como wikis, blogs e fóruns de discussão, potencializa os benefícios da IES. |