(NÓVOA, 1986; 1987; 1989; 1995; 1992; 2000; 2007; 2013) |
A identidade docente trata-se de uma construção social, complexa e dinâmica. Caracteriza-se pela maneira como cada um se sente e se diz professor. É construída por meio de posturas produzidas individual e coletivamente, como fruto do diálogo entre os mundos objetivo e subjetivo do indivíduo, de suas condições cotidianas de trabalho, do imaginário acerca da profissão de professor e dos discursos que circulam no mundo social e cultural da escola e dos docentes. |
Silva e Carvalho (2006SILVA, T. G. da; CARVALHO, M. V. C. de. A dialética da subjetividade versus objetividade desvelando o movimento de se tornar professor. Linguagens, Educação e Sociedade Teresina, PI, ano 11, n. 15, p. 93-104, jul./dez., 2006.) |
Monteiro (2006MONTEIRO, I. A. As representações sociais da identidade docente. Cadernos de Estudos Sociais. Recife, v. 22, n. 2, p. 273-286, jul/dez. 2006.) |
Ferreira (2007FERREIRA, M. O. V. Notas sobre as relações entre identidade e sindicalismo docentes. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 99, p. 377-399, maio/ago. 2007.) |
Cunha et al. (2007CUNHA, R. B.; FERNANDES, C. H.; MOTA, A. A. D.; NOGUEIRA, E. G. D. Professor/a: os elementos de uma identidade em construção. Pro-Posições, v. 18, n. 1(52), p. 153-167, jan./abr., 2007.) |
Salvadori (2007SALVADORI, M. Â. B. Inspirações da memória e identidade docente. Pro-Posiçõesv. 18, n. 2 (52), p. 167-181, maio/ago., 2007.) |
Oliveira (2008OLIVEIRA, D. A. O trabalho docente na América Latina: identidade e profissionalização. Revista Retrato de Escola, Brasília, v. 2, n. 2-3, p. 29-39, jan./dez., 2008.) |
Matheus e Nacorato (2009MATHEUS, A. A. de O. F.; NACORATO, A. M. As influências da políticas públicas curriculares na constituição da identidade do professor de Matemática. ZETETKE - CEMPEM - FE/UNICAMP, v. 17, número temático, p. 95-122, 2009.) |
Teixeira (2009TEIXEIRA, G. F. M. Docência: uma construção a partir de múltiplos condicionantes. B. Tec. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 35, n. 1, jan/abr., 2009.) |
Sales e Chamon, (2011SALES, A. de C. M.; CHAMON, E. M. Q. de O. Escolha da carreira e processo de construção da identidade profissional docente. Educação em Revista Belo Horizonte, v. 27, n. 03, p.183-210, dez., 2011.) |
Nakagome (2012NAKAGOME, P. T. Identidade docente em formação. Linha d’Água, n. 25, v. 1, p. 203-217, 2012.) |
Costa; Rezende, (2014COSTA, M. L. R.; REZENDE, F. Construção da identidade docente de um estudante de licenciatura em Ciências Biológicas em curso a distância: um caso de hibridismo. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.16, n. 01, p. 149-169, jan/abr., 2014.) |
Alves, Calsa e Moreli (2015ALVES, C. J. G.; CALSA, G. C.; MOREL, L. de S. Narrativas biográficas: a formação docente do ponto de vista do aprendente. Constr. Psicopedag., São Paulo, v. 23, n. 24, p. 77-89, 2015.) |
Flores (2015)FLORES, M. A. Identidade docente e formação profissional: tensões e (des)continuidades. Educação, n 38 (1), p. 138-146, 2015.
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Vozniak, Mesquita e Batista (2016VOZNIAK, L.; MESQUITA, I.; FAZENDEIRO BATISTA, P. A identidade profissional em análise: um estudo de revisão sistemática da literatura. Educação: Revista do Centro de Educação, Santa Maria, v. 41, n. 2, p. 281-296, maio/ago., 2016.) |
Matos, Nista-Piccolo e Borges (2016MATOS, T. S.; NISTA-PICCOLO, V. L.; BORGES, M. C. Formação de professores de Educação Física: identidade profissional docente. Conhecimento & Diversidade, Niterói, v. 8, n. 15, p. 47-59, jan./jun., 2016.) |
Baladeli et al., (2016 BALADELI, A. P. D.; BORSTEL, Cl. N., FERREIRA, A. de J. Identidades docentes e diferença no discurso de professores de Língua Inglesa em formação inicial. Revista Portuguesa de Educação, n. 29(1), p. 207-227, 2016.) |
Obara et al., (2017OBARA, C. E.; BROIETTI, F. C. D.; PASSOS, M. M. Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química. Ciênc. Educ., Bauru, v. 23, n. 4, p. 979-994, 2017.) |
Martins; Anunciato (2018MARTINS, R. M.; ANUNCIATO, R. M. M. Caminhos de aprendiz de professora: processos identitários em uma comunidade de aprendizagem online. Educação em Revista. Belo Horizonte, n. 34, p. 1-25, 2018.) |
(PIMENTA, 1996; 1998; 1999; 2000; 2005; 2012; PIMENTA; LIMA 2004; PIMENTA; ANASTASIOU, 2002; 2008) |
A construção das identidades docentes está baseada nos valores de cada um, em como cada um constrói sua história de vida, no modo de situar-se no mundo de cada professor, nas suas representações, nos seus saberes, em suas angústias e anseios, no sentido que tem em sua vida o ser professor. |
Monteiro (2006MONTEIRO, I. A. As representações sociais da identidade docente. Cadernos de Estudos Sociais. Recife, v. 22, n. 2, p. 273-286, jul/dez. 2006.) |
Teixeira (2009TEIXEIRA, G. F. M. Docência: uma construção a partir de múltiplos condicionantes. B. Tec. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 35, n. 1, jan/abr., 2009.) |
Figueiredo, (2010FIGUEIREDO, Z. C. C. Experiências profissionais, identidades e formação docente em educação física. Revista Portuguesa de Educação, n. 23(2), p. 153-171, 2010.) |
Sales e Chamon, (2011SALES, A. de C. M.; CHAMON, E. M. Q. de O. Escolha da carreira e processo de construção da identidade profissional docente. Educação em Revista Belo Horizonte, v. 27, n. 03, p.183-210, dez., 2011.) |
Cruz e Aguiar (2011CRUZ, F. M. L.; AGUIAR, M. da C. C.de. Trajetórias na identidade profissional docente: aproximações teóricas. Psic. da Ed., São Paulo, v. 33, p. 7-28, 2011.) |
Baladeli et al., (2016 BALADELI, A. P. D.; BORSTEL, Cl. N., FERREIRA, A. de J. Identidades docentes e diferença no discurso de professores de Língua Inglesa em formação inicial. Revista Portuguesa de Educação, n. 29(1), p. 207-227, 2016.) |
Matos, Nista-Piccolo e Borges (2016MATOS, T. S.; NISTA-PICCOLO, V. L.; BORGES, M. C. Formação de professores de Educação Física: identidade profissional docente. Conhecimento & Diversidade, Niterói, v. 8, n. 15, p. 47-59, jan./jun., 2016.) |
Vozniak, Mesquita e Batista (2016VOZNIAK, L.; MESQUITA, I.; FAZENDEIRO BATISTA, P. A identidade profissional em análise: um estudo de revisão sistemática da literatura. Educação: Revista do Centro de Educação, Santa Maria, v. 41, n. 2, p. 281-296, maio/ago., 2016.) |
Obara et al., (2017OBARA, C. E.; BROIETTI, F. C. D.; PASSOS, M. M. Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química. Ciênc. Educ., Bauru, v. 23, n. 4, p. 979-994, 2017.) |
Oliveira, (2017OLIVEIRA, H. F. A bagagem do PIBID para a formação inicial docente e para a construção da identidade profissional. Trab. Ling. Aplic., Campinas, n(56.3): 913-934, set./dez. 2017.) |
Allain e Coutinho, (2017ALLAIN, L. R.; COUTINHO, F. Â. Controvérsias em torno das identidades profissionais de licenciandos em biologia: um estudo inspirado na teoria ator-rede. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, p.1-20, 2017.) |
(TARDIF, 2002) |
A identidade docente se constitui a partir do exercício da docência levando o sujeito a se tornar professor. |
Ferreira (2007FERREIRA, M. O. V. Notas sobre as relações entre identidade e sindicalismo docentes. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 99, p. 377-399, maio/ago. 2007.) |
D’aura-Tardeli (2013)D’AUREA-TARDELI, D. Avaliação dos valores de professores: possibilidades para uma escola democrática. Est. Ava. Educ., São Paulo, v. 24, n. 56, p. 220-251, set./dez., 2013.
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Matos, Nista-Piccolo e Borges (2016MATOS, T. S.; NISTA-PICCOLO, V. L.; BORGES, M. C. Formação de professores de Educação Física: identidade profissional docente. Conhecimento & Diversidade, Niterói, v. 8, n. 15, p. 47-59, jan./jun., 2016.) |
(MARCELO, 2009) |
A identidade docente constitui a partir das identificações que se vai estabelecendo no campo de atuação desta profissão passando pela formação inicial e pelos diferentes espaços institucionais numa dimensão espacial e temporal. |
Oliveira, (2017OLIVEIRA, H. F. A bagagem do PIBID para a formação inicial docente e para a construção da identidade profissional. Trab. Ling. Aplic., Campinas, n(56.3): 913-934, set./dez. 2017.) |
Martins; Anunciato (2018MARTINS, R. M.; ANUNCIATO, R. M. M. Caminhos de aprendiz de professora: processos identitários em uma comunidade de aprendizagem online. Educação em Revista. Belo Horizonte, n. 34, p. 1-25, 2018.) |
(LIBÂNEO, 2001) |
A construção da identidade docente ocorre ao longo das experiências e a graduação ocupa lugar de destaque por oferecer um espaço-tempo de construção de “um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores que definem e orientam a especificidade do trabalho do professor. |
Allain e Coutinho, (2017ALLAIN, L. R.; COUTINHO, F. Â. Controvérsias em torno das identidades profissionais de licenciandos em biologia: um estudo inspirado na teoria ator-rede. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, p.1-20, 2017.) |
Matos, Nista-Piccolo e Borges (2016MATOS, T. S.; NISTA-PICCOLO, V. L.; BORGES, M. C. Formação de professores de Educação Física: identidade profissional docente. Conhecimento & Diversidade, Niterói, v. 8, n. 15, p. 47-59, jan./jun., 2016.) |
(BOLIVAR, 2006) |
Identidade profissional docente é o modo como os professores constroem a natureza do seu trabalho. É o significado que esse professor atribui à sua profissão. |
D’aura-Tardeli (2013)D’AUREA-TARDELI, D. Avaliação dos valores de professores: possibilidades para uma escola democrática. Est. Ava. Educ., São Paulo, v. 24, n. 56, p. 220-251, set./dez., 2013.
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Matos, Nista-Piccolo e Borges (2016MATOS, T. S.; NISTA-PICCOLO, V. L.; BORGES, M. C. Formação de professores de Educação Física: identidade profissional docente. Conhecimento & Diversidade, Niterói, v. 8, n. 15, p. 47-59, jan./jun., 2016.) |
(VEIRAVÉ et al., 2006) |
A construção da identidade docente envolve planos pessoal e coletivo. Não se constitui de forma independente e em isolamento, mas em um cenário de atuação do sujeito e em um contexto social mais amplo. Conjuga-se o privado e o público, o profissional e o pessoal. |
Mieles-Barrera et al., (2009)MIELES-BARRERA, M. D.; HENRÍQUEZ-LINERO, I. M.; SÁNCHEZ-CASTELLÓN, L. M. Identidad personal y profesional de los docentes de preescolar en el distrito de Santa Marta. educ. educ., v. 12, n. 1, p. 43-59, Abr., 2009.
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(CORREIA, 1991; LOPES, 1993) |
A identidade docente é resultante de um processo complexo de relações no âmbito profissional em diferentes espaços sociais, envolvendo os saberes específicos, as condições simbólicas e imaginárias, o contexto sócio-técnico-organizacional do trabalho, a natureza das relações que estabelecem. |
Cruz e Aguiar (2011CRUZ, F. M. L.; AGUIAR, M. da C. C.de. Trajetórias na identidade profissional docente: aproximações teóricas. Psic. da Ed., São Paulo, v. 33, p. 7-28, 2011.) |
(MIZUKAMI; REALI, 2002; BORBA, 2001) |
A identidade docente congrega os significados advindos das pertenças ao modelo ‘ser professor’, construído na relação afetiva, durante a socialização primária e mediante outras representações políticas, religiosas, étnicas e culturais advindas do grupo familiar, da comunidade e da sua classe social. |
Sales; Chamon, (2011SALES, A. de C. M.; CHAMON, E. M. Q. de O. Escolha da carreira e processo de construção da identidade profissional docente. Educação em Revista Belo Horizonte, v. 27, n. 03, p.183-210, dez., 2011.) |
KERBY (1991); LASKY, 2005; IANNACCONE et al., 2008; LIGORIO; TATEO, 2008) |
A identidade é um processo dinâmico que envolve interpretação, reinterpretação e auto avaliação das experiências de vida. Envolve três níveis de análise: um nível individual, incluindo biografia pessoal do professor e dinâmica de posicionamento; um nível interpessoal, incluindo relacionamento social, práticas e artefatos; e um nível cultural, incluindo representações, normas, valores e organização do contexto. |
Tateo (2012TATEO, L. What do you mean by “teacher”? Psychological Research on teacher professional identity. Psicologia & Sociedade; 24(2), 344-353, 2012.) |
(HALL, 2006 HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.; LARROSA, 2006; HERNÁNDEZ, 2005; SILVA, 2012; SANTOS, 1999) |
A identidade docente é construída por meio das interações do sujeito com o meio social, levando em consideração seus interesses pessoais, as exigências que a ele é atribuída no decorrer de sua trajetória, as vivências coletivas, as relações de poder juntamente com sua prática docente. |
Alves, Calsa e Moreli (2015ALVES, C. J. G.; CALSA, G. C.; MOREL, L. de S. Narrativas biográficas: a formação docente do ponto de vista do aprendente. Constr. Psicopedag., São Paulo, v. 23, n. 24, p. 77-89, 2015.) |
(RAMÍREZ; 2008) |
A identidade docente trata-se de uma construção histórica, sendo cambiante e reconhecida por seu caráter valorativo em que os sujeitos se identificam por seu status representativo de poder e prestígio. |
Bellido (2015BELLIDO, O. C. La construcción de la identidade docente: investigación narrativa sobre un docente de lengua extranjera sin formación pedagógica de base. Educación, v. 24, n. 46, p. 91-113, mar. 2015.) |
TELLES (2002) |
A identidade profissional docente se constitui por meio das interações sociais, das oportunidades formativas, das experiências de vida, das trajetórias escolares assumindo dimensões distintas ao longo da história de cada um. |
Baladeli et al., (2016 BALADELI, A. P. D.; BORSTEL, Cl. N., FERREIRA, A. de J. Identidades docentes e diferença no discurso de professores de Língua Inglesa em formação inicial. Revista Portuguesa de Educação, n. 29(1), p. 207-227, 2016.) |
(ÁVALOS; SOTOMAYOR, 2012) |
Há quatro elementos de identidade associados com o exercício da docência, sendo eles: a vocação para a docência representada pelos motivos da escolha profissional envolvendo os valores pessoais; a contribuição social, que está associada à profissão como recurso para ajudar no progresso individual dos alunos; as condições de trabalho; e a influência de modelos (professores, da família) na escolha da profissão docente. |
Quilaqueo et al., (2016QUILAQUEO, D.; QUINTRIQUEO, S.; RIQUELMEAB, E. Identidad Profesional Docente: práctica pedagógica en Contexto Mapuche. Estudios Pedagógicos XLII, n° 2, p. 269-284, 2016.) |
(COSTA; BEJA; REZENDE, 2014COSTA, M. L. R.; REZENDE, F. Construção da identidade docente de um estudante de licenciatura em Ciências Biológicas em curso a distância: um caso de hibridismo. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.16, n. 01, p. 149-169, jan/abr., 2014.) |
A identidade docente se constitui mediante um acúmulo de significados e representações carregados de valores, concepções e referências, os quais estão embutidos sócio culturalmente da própria vivência do sujeito em seu histórico escolar, ressignificando suas raízes a partir da prática profissional. |
Obara et al., (2017OBARA, C. E.; BROIETTI, F. C. D.; PASSOS, M. M. Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química. Ciênc. Educ., Bauru, v. 23, n. 4, p. 979-994, 2017.) |
(SERRANO; PONTES, 2016; CABALLERO; BOLÍVAR, 2015; ROA, 2017; SISTO, 2012; VIEIRA, 2011) |
Existem dois aspectos fundamentais presentes na constituição da identidade profissional docente. Uma trata-se da esfera intrapessoal relacionada a um fator íntimo; a outra corresponde à dimensão social que manifesta no valor social atribuído à profissão docente. É também determinada pela realidade econômica, política e social que os cerca. |
Buitrago-Bonilla et al., (2017) |
(GARCIA, 2009) |
A identidade profissional docente é delineada como a forma como os professores se definem a si mesmos e aos outros. É a construção do seu Eu profissional que se evolui ao logo de sua carreira docente. |
Matos, Nista-Piccolo e Borges (2016MATOS, T. S.; NISTA-PICCOLO, V. L.; BORGES, M. C. Formação de professores de Educação Física: identidade profissional docente. Conhecimento & Diversidade, Niterói, v. 8, n. 15, p. 47-59, jan./jun., 2016.) |
(BEIJAARD, BEIJER E VERLOOP, 2011) |
A identidade profissional sugere tanto a subjetividade do professor como o contexto em que ele está inserido. |
Matos, Nista-Piccolo e Borges (2016MATOS, T. S.; NISTA-PICCOLO, V. L.; BORGES, M. C. Formação de professores de Educação Física: identidade profissional docente. Conhecimento & Diversidade, Niterói, v. 8, n. 15, p. 47-59, jan./jun., 2016.) |
(SACHS, 2001) |
A identidade docente constitui um processo negociado, aberto e em manutenção que é mediado pela experiência dos professores na escola e fora dela e pelas suas próprias crenças e valores sobre o que significa ser professor e o tipo de professor que aspira ser. |
Flores (2015) |
(MELO, 1999) |
A identidade profissional é construída com base no vínculo com o trabalho educativo. |
Monteiro (2006MONTEIRO, I. A. As representações sociais da identidade docente. Cadernos de Estudos Sociais. Recife, v. 22, n. 2, p. 273-286, jul/dez. 2006.) |
(LESSARD, 1986) |
A identidade profissional traduz-se na relação que o professor estabelece com a profissão e com o seu grupo de pares e implica um processo de construção simbólica, pessoal e interpessoal que se consubstancia nas representações sobre os seguintes aspectos da atividade docente: capital de saberes, saber-fazer e saber-ser que fundamentam a prática do professor. |
Monteiro (2006MONTEIRO, I. A. As representações sociais da identidade docente. Cadernos de Estudos Sociais. Recife, v. 22, n. 2, p. 273-286, jul/dez. 2006.) |
GONÇALVES (1996) |
A identidade dos professores constrói-se e reconstrói-se ao longo das diferentes fases de sua carreira e segundo um processo evolutivo de natureza construtivista determinando e sendo determinada pelas vivência do quotidiano profissional e pessoal de cada profissional docente. |
Monteiro (2006MONTEIRO, I. A. As representações sociais da identidade docente. Cadernos de Estudos Sociais. Recife, v. 22, n. 2, p. 273-286, jul/dez. 2006.) |