Acessibilidade / Reportar erro

INTEGRANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLÊS POR MEIO DE ABORDAGENS HÍBRIDAS

RESUMO:

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a integração de tecnologias digitais por meio de abordagens híbridas na formação inicial de professores de inglês. Para tanto, uma proposta de abordagem híbrida foi projetada e implementada como intervenção pedagógica na forma de uma pesquisa-ação em uma disciplina do curso de formação inicial de professores de inglês em uma universidade federal do Brasil. Os dados incluem questionários e entrevistas administradas aos professores de inglês em pré-serviço e observações realizadas durante a disciplina de estágio curricular. A análise dos dados sugere que, apesar do pouco envolvimento no ambiente online, a abordagem foi capaz de promover uma reflexão crítica sobre a integração de tecnologias digitais no ensino de inglês. Além disso, mostrou que as visões dos professores em pré-serviço a respeito do valor educacional atribuído ao ambiente on-line e a preparação dos professores para oferecer opções de aprendizado variadas e inovadoras podem determinar o sucesso da integração de tecnologias digitais por meio de abordagens híbridas. O estudo conclui que a implementação de abordagens híbridas na formação inicial de professores de inglês em pré-serviço oferece um espaço para reflexão sobre ações que promovam decisões pedagógicas informadas sobre a integração de tecnologias digitais no ensino de inglês.

Palavras-chave:
Abordagens híbrida; formação inicial de professores de Inglês; tecnologias digitais

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br