RESUMO:
A avaliação de contexto se baseia numa metodologia participativa que articula dois eixos: i) “a negociação da qualidade” e ii) “a promoção a partir do interno”, que aliam autoavaliação com avaliação externa, num processo dialógico de confronto de pontos de vista. O objetivo desta avaliação é de sistematizar hipóteses e projetos de melhoria educativa a partir dos itens avaliados. Trata-se de uma avaliação reflexiva, na qual as reivindicações, preocupações e questões dos grupos de interesse são a base para determinar as problematizações e mudanças necessárias. É um processo avaliativo participativo e formativo organizado em etapas. O presente trabalho tem como objetivo analisar uma das etapas da avaliação de contexto, na sua fase inicial, em duas experiências avaliativas de contexto: uma realizada no Rio de Janeiro-RJ e outra em Pinhais-PR. Esta etapa consiste na realização da análise crítica do instrumento de avaliação realizada pelos professores em conjunto com o avaliador externo. Todo processo foi registrado em áudio, transcrito e analisado, tendo como referencial teórico os estudos de Bondioli e Savio (2015), Moro e Coutinho (2018)MORO, Catarina; COUTINHO, Ângela Scalabrin. Avaliação de contexto como processo formativo. Cadernos de Pesquisa em Educação. PPGE.UFES, p. 90-112, 2018., Corsino e Branco (2019)BRANCO, Jordanna Castelo. Avaliação de contexto de práticas de oralidade, leitura e escrita na pré-escola: desafios e possibilidades. Tese. Faculdade de Educação, UFRJ, 2019. Acesso em 11 de agosto de 2022. Disponível em: Disponível em: https://ppge.educacao.ufrj.br/ppge-teses-2019.html
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, dentre outros. Observou-se que nos dois contextos avaliados, ao longo do processo avaliativo, os resultados evidenciaram a importância da análise dos instrumentos para o processo formativo, em virtude da tomada de consciência dos professores acerca dos aspectos a serem avaliados, bem como para a construção de entendimentos comuns nas equipes, num processo participativo, dialógico e democrático.
Palavras-chave:
Avaliação de contexto; Educação Infantil; Formação de professores; Participação democrática