Acessibilidade / Reportar erro

TEORIAS DO CURRÍCULO E PRODUÇÃO CIENTÍFICA: MAPEAMENTO CONCEITUAL A PARTIR DA BIBLIOMETRIA1 1 Artigo publicado com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq/Brasil para os serviços de edição, diagramação e conversão de XML.

TEORÍAS DEL CURRÍCULO Y PRODUCCIÓN CIENTÍFICA: MAPEO CONCEPTUAL DESDE LA BIBLIOMETRÍA

RESUMO:

O presente artigo apresenta os resultados de um mapeamento de pesquisas acadêmicas que versam sobre o currículo e suas conceitualizações teóricas, buscando identificar de que maneira a integração curricular emerge dessas discussões. Trata-se de uma pesquisa de cunho descritivo, em que foram realizadas análises bibliométricas por meio do pacote Bibliometrix do software R, extraídos da base de dados da Web of Science, no período de 2002 a 2022. Para a realização do presente estudo, foram tratadas as seguintes informações: redes de cocitações, autores mais relevantes, rede de coocorrência, evolução das publicações, mapa temático e evolução temática. Com base nas análises dessas informações, foi possível mapear os principais eixos de discussões e redes de autoria, a fim de descrever e discutir sobre as principais concepções abordadas. O estudo permitiu verificar que as discussões teóricas acerca do currículo, especialmente àquelas em que os autores tratam da sua importância como agente potencializador de uma formação crítica e emancipatória dos sujeitos, dialogam com os princípios da integração curricular. Contudo, verificou-se um número reduzido de produções que tratavam exclusivamente da temática. Esse indicador pode ser evidenciado por meio da análise do mapa temático, em que as produções relacionadas à integração curricular são tratadas de forma periférica em relação ao campo teórico do currículo. Os estudos também apontaram que as produções relativas às teorias do currículo são emergentes e possuem estreita ligação com temas relacionados ao conhecimento e às políticas de currículo, embora ainda se apresentam bastante tímidas e carecem de ser melhor exploradas, considerando sua relevância no campo educacional.

Palavras-chave:
currículo; teoria do currículo; integração curricular; bibliometria; mapeamento de pesquisa

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br