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PIBID: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PROCESSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

PIBID: CONSIDERACIONES SOBRE EL PAPEL DE LOS PROFESORES DE LA EDUCACIÓN BÁSICA EN EL PROCESO DE INICIACIÓN A LA DOCENCIA

RESUMO:

Neste artigo, temos por objetivo analisar de que maneira as orientações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência têm sido desenvolvidas e interpretadas por diferentes sujeitos na formação e atuação profissional de professores supervisores da educação básica. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 18 professores (coordenadores, colaboradores e supervisores) e 48 estudantes de quatro subprojetos do PIBID de uma universidade federal brasileira entre os anos de 2013 e 2014. Entre outros aspectos, os resultados indicam que, enquanto existem professores que tomam o PIBID como espaço de formação e de realização de um trabalho colaborativo, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional e para a aprendizagem dos licenciandos, existem também aqueles que não se comprometem com os objetivos do Programa, não o consideram como espaço formativo e pouco contribuem com a formação dos estudantes.

Palavras-chave:
Formação de Professores; Programa de Iniciação à Docência; Integração Escola-Universidade

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