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A EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A LÓGICA DO EMPREENDEDORISMO E DOS “NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL”

EARLY CHILDHOOD EDUCATION UNDER THE LOGIC OF ENTREPRENEURSHIP AND "SOCIAL IMPACT BUSINESS"

EDUCACIÓN INFANTIL BAJO LA LÓGICA DEL EMPRENDIMIENTO Y EL “NEGOCIO DE IMPACTO SOCIAL”

RESUMO:

A educação infantil universal é conquista recente no Brasil, alcançada em 1988 com a nova Constituição Federal. O PNE de 2014 definiu como meta a matrícula de ao menos 50% das crianças de até 3 anos em creches, reforçando a obrigatoriedade entre as de 4 e 5 anos. Todavia, segundo o INEP, em 2018, o atendimento era de 91,7% no caso da pré-escola e de 32,7% no caso das creches. É nesse cenário que o mercado tem encontrado mais um nicho para a oferta de “novos produtos”. Neste artigo, analisamos o material intitulado Empreendedorismo e negócios de impacto social para a Primeira Infância, cujo objetivo é “apoiar empreendedores interessados em desenvolver negócios de impacto para a Primeira Infância.” A análise do documento indica como a pobreza nos anos iniciais da infância vem se transformando, de modo cada vez mais evidente, em mercadoria, ainda que sob o pretexto de uma nova forma de filantropia.

Palavras-chave:
Educação Infantil; Empreendedorismo; Negócio de Impacto Social

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