RESUMO:
Este trabalho caracteriza o estágio atual da pesquisa educacional sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Educação do Campo. É fruto de investigação bibliográfica de Tese s e dissertações sobre o (MST), desde 1986, e a Educação do Campo a partir de 2002. Os procedimentos de pesquisa foram: consulta ao banco de teses da Capes; levantamento de dados nos currículos dos pesquisadores; análise das listas de referências dos livros, teses e dissertações vinculados ao tema e análise de conteúdo das pesquisas. Foram identificadas 1.310 pesquisas produzidas nos programas de pós-graduação stricto sensu da área da educação no Brasil, e selecionadas 359 sobre o MST e 763 sobre a Educação do Campo. A produção concentra-se na Região Centro-Sul do País, embora haja expressivo número de pesquisas nas regiões Norte e Nordeste. Os eixos temáticos centrais das teses e dissertações são: formação de professores, prática educativa, políticas públicas e organização do trabalho pedagógico.
Palavras-chave:
Pesquisa Educacional; MST; Educação do Campo