1 |
Atribuição de atividades para a aula: 3A |
O professor atribui tarefas a serem realizadas no ambiente de sala de aula. |
3A - Esta ação docente possui relação com a tentativa do professor de fazer com que seus alunos compreendam, por meio de exercícios, o conteúdo abordado. |
P2: P2 distribui as fichas à classe. |
2 |
Atribuição de atividades para casa: 3A |
O professor atribui tarefas para que os alunos cumpram em casa e entreguem ao professor em uma aula postrior. |
3A - Tal ação docente diz respeito à tentativa do professor de fazer com que seus alunos compreendam, por meio de exercícios a serem realizados em casa, o conteúdo abordado. |
P1: Olha, hoje o trabalho de casa é estudar. Ah, pois é. |
3 |
Atribuição de funções para alguns alunos: 2C |
O professor distribui funções aos alunos para a organização do ambiente de sala de aula. |
2C - Esta ação docente relaciona-se às negociações de valores do professor com seus alunos para o andamento da aula. |
P2: E3, retire as fichas, faz um favor. |
4 |
Aviso: 2C |
O professor repassa recados referentes a atividades e procedimentos requeridos pela instituição de ensino, a datas relativas a feriados etc. |
2C - Esta ação docente diz respeito à comunicação, por parte do professor, acerca das atividades agendadas pela instituição. |
P2: Vamos ter cá o professor (nome do professor PO) que vai assistir à aula, que é para ver como é que a classe funciona, se se portam bem para depois, nas reuniões, poder dizer como é que a classe funciona. |
5 |
Chamada à ordem/repre-ensão: 2C |
O professor adverte e repreende seus alunos para que apresentem atitudes comportamentais desejadas. |
2C - Tal ação docente refere-se às negociações de valores do professor com seus alunos para gerência das atividades a serem desenvolvidas. |
P1: Olha, vamos lá tomar atenção. Há meninos que estão a conversar. |
6 |
Chamada de atenção com relação à organização dos materiais: 2A |
O professor repreende o mau uso de materiais que estão sendo utilizados pelos alunos. |
2A - Esta ação docente relaciona-se com o modo como o professor compreende que o uso dos materiais, por parte dos alunos, pode influenciar em seu ensino. |
P2: Vamos fazer os números pequeninos para deixar espaço para registrar o estado do tempo. |
7 |
Chamada de atenção relacionada ao conteúdo: 2A |
O professor requer atenção dos alunos para os conteúdos e atividades que estão sendo realizadas durante a aula. |
2A - Esta ação docente diz respeito à compreensão do professor acerca da concentração de seus alunos quanto às atividades que desenvolve. |
P1: Mas ele não estava atento. É o que dá quem não estava atento, depois tem mais trabalho. Mas ele não esteve atento, não esteve com atenção. Eu, se calhar, vou perguntar a outro menino que também não esteve com atenção. |
8 |
Chamado para um aluno ir ao quadro: 3A |
O professor solicita que um aluno explique aos demais alunos a solução de um exercício ou atividade no quadro. |
3A - Esta ação docente relaciona-se com a compreensão do professor quanto à prática do aluno para consolidar seu aprendizado. |
P1: Então venha o E13 aqui explicar. |
9 |
Comunicação oral de conteúdo presente no quadro ou livro didático: 2A |
O professor realiza a leitura de um conteúdo presente no quadro ou no livro didático dos alunos. |
2A - Esta ação docente refere-se à compreensão do professor acerca do seu ensino por meio da leitura do material didático. |
P2: Vocês têm a vossa ficha. Então tem a vossa fichinha de matemática que diz assim: na escola todos os dias foi assinalado os estados do tempo no calendário. Copie para o mapa a seguir e lá observe o registro desse mês. |
10 |
Correção dos exercícios no quadro: 2A |
O professor realiza a correção dos exercícios e atividades propostas no quadro. |
2A - Esta ação docente possui relação com objetos e como eles podem auxiliar no ato de ensinar |
P1: P1 vai até o quadro e E20 vai também. |
11 |
Correção: 2A |
O professor corrige verbalmente as respostas que considera equivocadas de seus alunos. |
2A - Tal ação docente diz respeito à utilização do conhecimento do professor para corrigir práticas e compreensões errôneas dos alunos. |
P1: Essa aí não pode ser a resposta. |
12 |
Elogio: 3B |
O professor elogia, expressa entusiasmo, carinho ou afeição (verbalmente) frente ao comportamento ou resposta que considera adequada. |
3B - Esta ação tem relação com o quanto o professor gosta e como avalia a aprendizagem de seus alunos. |
P2: Boa, muito bem! Linda menina! |
13 |
Escrita no quadro: 2A |
O professor expõe na lousa o conteúdo que deseja abordar. |
2A - Tal ação refere-se à interação do professor com o quadro para promover seu ensino. |
P1: P1 escreve: 3,627x10= |
14 |
Explicação: 2A |
O professor explica o conteúdo da aula, a resposta dos exercícios, as atividades ou questionamentos dos alunos. |
2A - Esta ação refere-se à busca do professor por ensinar um conteúdo disciplinar pertencente ao currículo previamente estabelecido pela instituição ou pertinente à aula. |
P1: Quando nós multiplicamos por dez andamos uma casa para frente, quando multiplicamos por cem andamos duas, e quando multiplicamos por mil andamos três. |
15 |
Gesto de afeto: 2B |
O professor expressa afeto e carinho gestualmente (por meio de um abraço, por exemplo). |
2B - Esta ação refere-se às demonstrações de emoções dos professores dirigidas aos alunos sem a necessidade de serem avaliativas quanto aos acertos dos alunos. |
P2: P2 faz carinho em E17. |
16 |
Imposição: 2A |
O professor dita regras relativas às atividades ministradas que deseja que sejam cumpridas. |
2A - Esta ação refere-se a como o professor impõe sua forma de ensino do conteúdo para atingir os objetivos que propôs para a aula. |
P2: Olha, eu quero isto tudo de cálculo mental. |
17 |
Incentivo à interação entre os alunos: 3A |
O professor incentiva um aluno a explicar a sua forma de resolver os exercícios e atividades para os outros alunos. |
3A - Esta ação possui relação com a tentativa do professor de incentivar seus alunos a se comunicarem visando seu aprendizado. |
P1: E2, então explica lá aos teus colegas o que fizeste. |
18 |
Incentivo à resposta de um aluno: 3A |
O professor incentiva a participação de um dos alunos durante sua aula. |
3A - Esta ação relaciona- -se com a tentativa do professor de incentivar um aluno a aprender e se envolver com as atividades propostas. |
P2: Diga mais, A16. |
19 |
Incentivo à resposta dos alunos: 3A |
O professor incentiva a participação dos alunos durante a sua aula. |
3A - Esta ação relaciona- -se com a tentativa do professor de incentivar seus alunos a aprenderem e se envolverem com as atividades propostas. |
P1: E2 vai explicar o que fez, onde é que estava a vírgula e como é que teve que fazer para ficar o resultado correto. |
20 |
Incentivo: 3B |
O professor dirige palavras de conforto e incentivo para que seus alunos participem de suas aulas sem receio de cometer erros. |
3B - Tal ação tem relação com a busca do professor em incutir o gosto pelo conteúdo no aluno, promovendo uma sensação de conforto para constituir seu aprendizado. |
P1: Olha, é assim. Nós não aprendemos só com as coisas certas, também aprendemos quando erramos. Olha aqui, não quero essa história de tenho medo de estar errado não, porque mesmo que esteja errado nós temos que tentar, ou não? |
21 |
Indicação com as mãos: 2A |
O professor aponta com as mãos (ou somente com o dedo) para um ponto específico da lousa o que quer que os alunos prestem atenção. |
2A - Esta ação diz respeito ao uso das mãos como ferramentas corporais que o professor utiliza para destacar o conteúdo que considera mais relevante. |
P2: P2 aponta, no quadro interativo, para as coordenadas do gráfico. |
22 |
Instrução: 2A |
O professor instrui seus alunos quanto à utilização dos materiais disponíveis em sala de aula. |
2A - Tal ação refere-se às formas com as quais o professor utiliza-se do ensino para instruir seus alunos na utilização de cadernos, livros etc. |
P2: Olha, podem colocar a data no livro de matemática. No livro não, no caderno de matemática. |
23 |
Interação com os alunos: 3B |
O professor interage com seus alunos perguntando-lhes a respeito de assuntos relacionados ao dia a dia. |
3B - Esta ação diz respeito ao envolvimento do professor com seus alunos. |
P1: É. E então E17, já tens óculos novos? |
24 |
Interação com outros professores: 2C |
O professor conversa com outros professores presentes em sala de aula. |
2C - Esta ação possui relação com as negociações de valores e comunicação entre os professores presentes na aula. |
P2: P2 conversa com outro professor a respeito de uma aluna de outra turma. |
25 |
Introdução de um problema: 2A |
O professor utiliza- -se de uma situação- -problema para introduzir sua abordagem. |
2A - Esta ação docente diz respeito à forma de ensino com a qual o professor introduz um conteúdo, na forma de um problema a ser resolvido na aula. |
P1: Eu tenho ali dois meninos a conversar e vamos ver o que eles estão a conversar. [...] Este menino do chapéu vermelho diz assim: Quando é que obtemos um produto maior, multiplicando um número por dez ou por uma décima? |
26 |
Ordem para a organização de sala de aula: 2C |
O professor emite uma ordem a seus alunos relacionada a elementos faltantes para a explicação do conteúdo (objetos como um giz, uma caneta a tinta etc.). |
2C - Tal ação refere-se à manutenção de um ambiente propício para o desenvolvimento da aula. |
P1: Ora, enquanto eu estou a apagar o quadro, o E5, isso não está a escrever nada bem, vai lá pedir um outro marcador, faz um favor. (Professora pede para que um aluno busque uma nova caneta.) |
27 |
Parecer/retorno: 2A |
O professor expõe um parecer a respeito de uma resposta ou fala de um aluno. |
2A - Esta ação possui relação com os métodos de ensino que o professor utiliza para emitir pareceres quanto às respostas dos alunos para perguntas e exercícios propostos. |
P1: Tivemos que acrescentar um zero para andarmos para trás, exatamente! |
28 |
Percepção do próprio erro: 2A |
O professor percebe que agiu equivocadamente e reage na busca por corrigir seu erro. |
2A - Esta ação diz respeito à compreensão do professor quanto aos erros que cometeu em seu ato de ensinar. |
P2: Eu me enganei. (P2 escreveu a data errada no quadro.) |
29 |
Pergunta com duas possibilidades de resposta para a classe: 3A |
O professor dirige a todos os alunos uma pergunta que só pode ser respondida com sim ou não, certo ou errado etc. |
3A - Esta ação refere-se à tentativa do professor em envolver os alunos em um diálogo que procura estabelecer durante a aula. |
P1: É ou não é? |
30 |
Pergunta com duas possibilidades de resposta para um aluno: 3A |
O professor direciona a um aluno uma pergunta que só pode ser respondida com sim ou não, certo ou errado etc. |
3A - Esta ação refere-se à tentativa do professor em envolver um aluno em um diálogo que procura estabelecer durante a aula. |
P1: Acrescentastes os zeros necessários, não foi? |
31 |
Pergunta de complementa-ridade para a classe: 3A |
O professor dirige a todos os alunos uma pergunta que termina com parte da resposta para que respondam exatamente o que querem. |
3A - Esta ação docente refere-se à busca do professor em suscitar a resposta dos alunos para suas perguntas. |
P1: Nós já vimos que quando multiplicamos por uma décima nós deslocamos uma casa para a...? |
32 |
Pergunta de complementa-ridade para um aluno: 3A |
O professor direciona a um aluno uma pergunta que termina com parte da resposta para que responda exatamente o que quer. |
3A - Esta ação refere-se à busca do professor em suscitar a resposta de um aluno para suas perguntas. |
P1: Três unidades e seiscentos e vinte e sete mil é...? (milésimas). |
33 |
Pergunta de organização de sala de aula: 2A |
O professor realiza essas perguntas para organizar suas aulas, e planejar ações futuras. |
2A - Esta ação refere-se a uma pergunta para tomada de decisão quanto à gerência do conteúdo a ser ministrado na aula. |
P1: Espera só um bocadinho. Não posso apagar o quadro? |
34 |
Pergunta que conduz ao raciocínio para a classe: 3A |
O professor dirige a todos os alunos uma pergunta que realmente os façam pensar e refletir a respeito do conteúdo, além disso, atribui um tempo para que possam responder. |
3A - Esta ação refere-se à busca do professor em suscitar a reflexão dos alunos e resposta dos mesmos para a consolidação do conteúdo ministrado. |
P1: Então, quando é que obtemos um número maior, quando multiplicamos por dez ou quando multiplicamos por uma décima? |
35 |
Pergunta que conduz ao raciocínio para um aluno: 3A |
O professor direciona a um dos alunos uma pergunta que realmente o faça pensar e refletir a respeito do conteúdo; além disso, atribui um tempo para que possa responder. |
3A - Esta ação refere-se à busca do professor em suscitar a reflexão de um aluno e resposta do mesmo para a consolidação do conteúdo ministrado. |
P2: A3, como é que começamos a fazer a contagem do tempo? |
36 |
Pergunta retórica: 2A |
O professor responde à sua própria pergunta que utilizou para dar continuidade à sua linha de raciocínio ou explicação. |
2A - Esta ação diz respeito à utilização de uma pergunta como ferramenta para o ensino de um conteúdo disciplinar. |
P1: Por dez, não é? |
37 |
Pergunta sem sentido: 2A |
O professor questiona seus alunos a respeito do término de atividades propostas. |
2A - Esta ação refere-se à busca do professor em saber se os seus alunos completaram as tarefas atribuídas por ele. |
P2: Já fez as contas? |
38 |
Pergunta sem sentido: 2C |
O professor questiona quais os alunos responsáveis por mau comportamento. |
2C - Esta ação refere-se à busca do professor em saber quais alunos estão atrapalhando o desenvolvimento da aula. |
P2: Quem estava a falar, a falar e a falar? |
39 |
Pergunta sem sentido: 3A |
O professor questiona a seus alunos se possuem dúvidas quanto ao conteúdo abordado. |
3A - Esta ação refere-se à busca do professor em saber se os seus alunos ainda possuem dúvidas a respeito do conteúdo ministrado. |
P1: Alguma dúvida? |
40 |
Pergunta sem sentido: 3C |
O professor confronta seus alunos a respeito de respostas que oferecem, baseados em pareceres e atitudes de outros alunos. |
3C - Esta ação refere-se às formas com as quais o professor questiona seus alunos acerca das maneiras em que eles se comunicam entre si. |
P2: Então, por a A5 estar ao contrário está certo? |
41 |
Permissão: 2C |
O professor concede uma permissão para que o aluno realize necessidades fisiológicas ou quebre temporariamente alguma regra instituída (andar pela sala, por exemplo). |
2C - Esta ação expressa o poder concentrado na figura do professor (concedido pela instituição em que trabalha), que decide por permitir ações dos alunos. |
P1: Vai lá em um instante (ao banheiro). |
42 |
Punição: 2C |
O professor aplica algum tipo de punição, devido a um comportamento não desejado. |
2C - Esta ação expressa o poder concentrado na figura do professor (concedido pela instituição em que atua), que decide por punir os alunos. |
P2: O E11, abaixa lá a cabecinha, faz um favor.
|
43 |
Recolha de atividades: 2A |
O professor recolhe as atividades dos alunos para posterior avaliação. |
2A - Esta ação diz respeito a uma ferramenta que o professor se utiliza para avaliar o seu ensino e a aprendizagem dos seus alunos. |
P1: P1 recebe trabalhos de alguns alunos. |
44 |
Retrospecto da aula: 2A |
O professor realiza um retrospecto da aula, enfatizando os pontos que deseja atribuir destaque. |
2A - Esta ação refere-se a um artifício argumentativo em que o professor se utiliza para relembrar e sintetizar aspectos que considera relevantes em sua aula. |
P1: Nós agora só estivemos a multiplicar por dez, por cem e por mil. |
45 |
Retrospecto de aulas anteriores: 2A |
O professor realiza um retrospecto de aulas anteriores, enfatizando os pontos que deseja atribuir destaque. |
2A - Esta ação refere-se a um artifício argumentativo em que o professor se utiliza para relembrar e sintetizar aspectos que considera relevantes em suas aulas anteriores. |
P2: Se vocês bem se lembram, essa foi a ficha que fizemos, registramos com a ajuda do E3 que fez uns registros. |
46 |
Supervisão/cor-reção dos exercícios: 2A |
O professor supervisiona as atividades dos alunos, andando pela sala e emitindo pareceres a respeito do que fazem. |
2A - Tal ação corresponde a uma prática de ensino, na qual o professor se utiliza para corrigir os alunos e ensinar o conteúdo referente à aula. |
P1: P1 caminha entre as carteiras e olha os exercícios que os alunos fazem. |
47 |
Utilização de tecnologias para o ensino: 2A |
O professor utiliza- -se de equipamentos para desenvolver seu ensino. |
2A - Tal ação possui relação com a utilização de ferramentas tecnológicas para promover o ensino. |
P2: P2 liga o quadro interativo. |