Acessibilidade / Reportar erro

O CONCEITO DE ECOSSISTEMA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: ABORDAGEM E POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES

THE ECOSYSTEM CONCEPT IN HIGH SCHOOL BIOLOGY TEXTBOOKS: APPROACH AND POSSIBLE IMPLICATIONS

EL CONCEPTO DE ECOSISTEMA EN LIBROS DE TEXTO DE BIOLOGÍA DE LA ESCUELA SECUNDARIA: ENFOQUE E POSIBLES IMPLICACIONES OSSÍVEIS IMPLICAÇÕES

RESUMO:

Pesquisas apontam que o livro didático possui papel singular nos ambientes escolares, principalmente após a criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Os objetivos deste estudo são identificar e analisar como o conceito de ecossistema é abordado em algumas coleções didáticas de Biologia selecionadas pelo PNLD/2015. Investigar como o conceito de ecossistema é abordado em livros didáticos é importante para o ensino-aprendizagem em Ecologia, porque esse conceito fomenta grande parte das discussões em políticas ambientais e pesquisas em Biologia. Além disso, o livro didático pode ter importante papel na estruturação das aulas e está sujeito a conflitos de interesse. Neste estudo, foram analisadas três coleções didáticas por meio da Análise de Conteúdo, de Bardin (2011), com interpretação de como os conteúdos presentes nas coleções abordam e direcionam a significação do conceito de ecossistema. Os resultados demonstram um padrão na abordagem desse conceito, em todas as coleções, que simplifica, não historiza e, muito menos, critica o conceito de ecossistema.

Palavras-chave:
Conceito de Ecossistema; Livro Didático; Ensino de Ecologia; Análise de Conteúdo

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br